Dúvida sobre ambiente de emissão

Olá pessoal,

Estou com uma duvida, não relacionada ao NuvemFiscal, mas geral.
Nós fizemos uma integração para emissão diretamente ao ambiente nacional, porém vi que algumas cidades continuarão com seus emissores e irão sincronizar os dados para o ADN (Como caso de São Paulo).

Gostaria de saber se eu posso emitir diretamente pelo ambiente nacional ou se sou obrigado a usar o sistema da prefeitura.

Alguem sabe informar como está funcionando isso?
São empresas do Simples e Lucro presumido (sei que todos os MEI são obrigados a usar o nacional)

Obrigado!

Bom dia, @maykon.

A possibilidade de emitir diretamente pelo Ambiente Nacional depende exclusivamente da configuração definida pela prefeitura no Painel Municipal do Ambiente Nacional da NFS-e.

Mesmo que a prefeitura opte por manter seu emissor próprio, compartilhando posteriormente as notas ao ADN, ela ainda pode habilitar que determinados contribuintes emitam diretamente pelo Emissor Nacional (portal web, aplicativo mobile ou via API).

Dessa forma, o ideal é que você entre em contato com o suporte ou setor fiscal da sua prefeitura para confirmar qual modelo foi adotado e, se for o caso, solicitar habilitação para utilizar o emissor nacional.

Bom dia @suporte345 ,

Maravilha!

Muito obrigado