Status "Processando" - Campinas/SP

Boa tarde pessoal. Enviei a mesma Nota 4x e sempre retornando com status de “processando”.

O ambiente é de produção e o município do prestador e tomador é Campinas/SP.

Seguem os IDs das NFS-e gerado pela Nuvem Fiscal das notas em processamento:

nfs_3a12707f1a4849099cbee92026dfccd0
nfs_3a1270842a3b4c28a41bc08526dc52c1
nfs_3a127087a0134d4bacfec0ec7ad8548d
nfs_3a12708b731a47769608547f6bf96064

Ao consultar o primeiro ID retorna “processando”.

Ao sincronizar o primeiro ID retorna “Validation failed: A nota ainda se encontra na fila de processamento. Aguarde o fim do seu processamento para poder utilizar o endpoint de sincronização”.

Utilizando o componente ACBrNFSeX o retorno de processado ocorre praticamente segundos depois do envio.

No seguinte tópico é mencionado sobre mudança de processamento síncrono/assíncrono para resolver o problema e fiquei na dúvida se seria esta a solução para meu caso.

Outra dúvida é se depois do envio e status do retorno estiver “processando” eu devo fazer uma consulta (GET) ou uma sincronização (POST) para ter o retorno.

Obrigado!

Pessoal, sincronizei o ID nfs_3a12707f1a4849099cbee92026dfccd0 e depois consultei que retornou status “autorizada”.

Porém enviei erroneamente um número de RPS que havia sido autorizada pelo ACBrNFSeX. Quando baixo o PDF ou XML o que é retornado pela Nuvem Fiscal são dados de tomador/valores;/etc que enviei, mas com número da NFS-e correto. Ao entrar no site da prefeitura e imprimir a mesma NFS-e os mesmos dados são os corretos enviados pelo ACBrNFSeX e estão completamente diferentes dos dados da Nuvem Fiscal.

Ao realizar a sincronização pela Nuvem Fiscal ficou gravado o que enviei pelo ID, mas o correto seria trazer o que estava anteriormente na prefeitura. Correto?

Acabei de fazer um novo envio com um RPS que não existe na prefeitura, mas está demorando muito para ser retornada como “autorizada”. Ou seja, ao consultar retorna “processando” e ao sincronizar retorna “Validation failed: A nota ainda se encontra na fila de processamento. Aguarde o fim do seu processamento para poder utilizar o endpoint de sincronização”.

Boa tarde, @danny.

Pode ser que só alternando o modo de envio para síncrono resolva. Iremos analisar e retornamos em breve.

O correto é aguardar o processamento. A sincronização deverá ser utilizada para casos muito específicos e com bastante cuidado, pois pode acontecer de você trazer dados de um outro RPS, igual você relatou.

Isso deve-se ao fato de ter outras notas ainda na fila de processamento para o mesmo prestador.

Olá, @arimateia . Bom dia!

Teria algum prazo pra resolver essa questão?

2 postagens foram divididas em um novo tópico: Erro: 12007 - O nome do servidor não pode ser resolvido

Boa tarde, @danny.

O que está ocorrendo é que o provedor da prefeitura está demorando muito para processar notas enviadas de forma assíncrona.

Fizemos a mudança agora para o modo síncrono. Com isso, talvez haja uma melhora no processamento do lado da prefeitura.

Favor testar novamente e nos informar caso continue tendo algum problema.

Bom dia @arimateia .

Consegui gerar a NFS-e com a mudança que vocês fizeram!

Porém para Baixar XML da NFS-e processada ou Baixar PDF do DANFSE do ID nfs_3a12b7be7fb741f589173e39629d7cd1 estou tendo o seguinte retorno:
{
“error”: {
“code”: “NfseXmlNotFound”,
“message”: “Xml não encontrado.”
}
}

Pode me ajudar a identificar o problema?

Obrigado!

Bom dia, @danny.

Iremos verificar. Favor aguardar.

@arimateia , observei também que no retorno desta nota autorizada não veio o codigo_verificacao

Acabei de tentar o cancelamento e ao consultar é retornado:
{
“codigo”: “X117”,
“descricao”: “Código de Verificação/Validação não informado.”
}

Obrigado!

Boa noite, @danny.

Após alguns testes, verificamos que o provedor desse município estava se comportando de uma maneira inesperada. Realizamos os ajustes necessários e o problema não mais ocorrerá a partir das próximas emissões.

Para sanar o problema do XML e PDF que estão indisponíveis para a nota nfs_3a12b7be7fb741f589173e39629d7cd1, basta realizar uma sincronização através do endpoint a seguir:
https://dev.nuvemfiscal.com.br/docs/api/#tag/Nfse/operation/SincronizarNfse

Bom dia @arimateia

Fiz a sincronização e deu certo o PDF e XML.

Observei que não tem endpoint para PDF do Cancelamento. Gostaria de saber se é possível imprimir o PDF da NFS-e, mas com um aviso NFS-e Cancelada quando a mesmo estiver cancelada? Fiz o cancelamento direto no site da prefeitura.

Também ao consultar NFS-e ou o Cancelamento da NFS-e não é retornada a data_hora em que foi feito o cancelamento no site da prefeitura.

Outra dúvida é porque no rodapé está com um “+” nos espaços conforme imagem abaixo?
image

Obrigado!

Bom dia, já tive esse mesmo problema uma vez. Isso ocorre pois a API da Nuvem Fiscal não suporta o encoding da URL com a substituição de espaço em branco pelo caractere +, apenas por %20. Então é necessário realizar esse tratamento antes do envio da requisição.

No meu caso utilizando o axios foi bem tranquilo de resolver, apenas criei um serializador de URL personalizado para fazer esse tratamento:

{
  paramsSerializer: (params) => qs.stringify(params, { indices: false }),
}

Não sei qual é seu caso, mas qualquer coisa você pode montar a URL de envio na mão e depois substituir os espaços em branco por %20.

Também seria interessante no futuro a API da Nuvem Fiscal dar suporte para URLs que possuem o caractere +.

1 curtida

Boa tarde Lucas.

Funcionou perfeitamente!

Muito obrigado.

Boa tarde, @danny.

Para notas canceladas via a nossa API, o PDF da NFS-e sairá com a tarja de cancelada. Como você cancelou por fora, faça uma sincronização que resolve.

Fiz a sincronização do ID nfs_3a12b7be7fb741f589173e39629d7cd1 que está cancelado na prefeitura, mas ao Baixar PDF do DANFSE o mesmo não está com a tarja.

@danny

Iremos analisar esse caso.

Favor aguardar.

@danny

Fizemos mais um ajuste para esse provedor.

Favor tentar novamente a sincronização.

Bom dia @arimateia

Fiz a sincronização e ao tentar imprimir o PDF obtenho o seguinte erro:

{
“error”: {
“code”: “ServerError”,
“message”: “Internal server error: YlGXnS-PkRQ6ltynY4eT-Q”
}
}

Obrigado!

Bom dia, @danny.

Já detectamos aqui. Iremos investigar.

@danny

Corrigido.