Suporte a certificado digital A3

Bom dia,

Seria bem interessante já pensarem em ajustar a API para ter suporte para certificados digitais A3, vai demorar ainda, mas seria bom estarmos preparados para o dia que o A1 for extinto.

Segue a noticia sobre:

Os certificados A1 e tipo S deixarão de existir?

Um detalhe importante de destacar é que a transição para esses novos formatos e normas será gradual . O ITI definiu um prazo de adequação de 6 anos , ou seja, as entidades credenciadas na ICP-Brasil e usuários de certificados terão até março de 2029 para entender e implementar todas as mudanças.

O cronograma divulgado no CertForum contempla a seguinte programação:

  • DEZEMBRO/2023 – Geração de nova cadeia de certificação “V12”, contemplando os novos tipos de certificados e marcando o início do prazo de adequação.
  • MARÇO/2024 – Início das emissões dos novos tipos de certificados de usuários finais (Selo, A3, A4, etc). As entidades credenciadas na ICP-Brasil poderão emitir certificados na cadeia V5 da AC Raiz da ICP-Brasil com validade até março de 2029.
  • MARÇO/2029 – Fim do prazo de adequação, encerrando a emissão de certificados V5 e oficializando todas as mudanças previstas.

Valeuu

Bom dia, @projetos.web.

Já estamos cientes e atentos quanto a essa questão.

Obrigado por reportar.

1 curtida

Na verdade o ITI ainda está em consulta pública. Estão buscando retorno do público para “ter certeza” ou para ajustar as especificações. Segue link da consulta pública:

Seria interessante até todos os interessados colocarem suas opiniões.

Pessoalmente não creio que irão extinguir A1 sem uma contrapartida técnica. Inviável o uso de sistemas em 2024, seja da própria software house, seja de terceiros (como a Nuvem Fiscal) usando cabinho USB com cartão plástico.

Se o A1 for eliminado, provavelmente surgirá algum outro tipo de certificado ou criptografia que deverá ser usado em sistemas em Nuvem ou por entidades terceiras, de forma mais sã e compatível com os dias atuais.

Assim, provavelmente, certificado A3 como é hoje provavelmente nunca será suportado pela Nuvem Fiscal. :slight_smile: