Emitimos a nota nfe_3a1d4848af9145e995ca5ef39aca60c9 ontem no ambiente de contingência de PE. No entanto, o cliente desistiu da compra, então cancelamos a nota evt_3a1d488566b94e6098166156b98829d0, a contingência já havia sido encerrada. Porem o evento do cancelamento ainda está pendente. Alguém sabe informar por que o evento ainda esta pendente?
O pedido de cancelamento de NF-e emitida em contingência SVC (Servidor Virtual de Contingência) é, por padrão, enviado diretamente para a SEFAZ autorizadora da UF do emitente, e não para o SVC.
No seu caso, o cancelamento foi rejeitado com o retorno:
<cStat>494</cStat>
<xMotivo>Rejeição: Chave de Acesso inexistente</xMotivo>
Esse comportamento ocorre porque, após o encerramento da contingência, existe um intervalo até que os documentos autorizados no SVC sejam sincronizados com a SEFAZ de origem (UF autorizadora).
É recomendável aguardar para que a sincronização entre os ambientes SVC e SEFAZ seja concluída. Após esse tempo, tente reenviar o evento de cancelamento normalmente.
A rejeição ocorreu provavelmente por que eu cancelei pelo acbr, a contadora estava no meu pé.
Um evento que fica pendente, fica tentando reenviar novamente sozinho ou é preciso alguma ação da minha parte?