Com API da nuvem fiscal é possível fazer nota de devolução

Boa tarde pessoal, estou pesquisando como fazer uma nota de devolução e confesso que não achei nada na documentação da API e nem aqui no forum. Poderiam me ajudar ou indicar alguma referencia ?

Att

Boa tarde, @robsonlnunes. Seja bem-vindo à Nuvem Fiscal.

Sim, é possível. Para isso, você deve preencher os campos de acordo com as especificações descritas no Manual de Orientação ao Contribuinte, de forma a caracterizar uma operação de devolução.

Os campos principais a serem preenchidos incluem:

  • Finalidade: Finalidade da emissão da NF-e igual a 4 (devolução/retorno).
  • Emitente: Dados do emitente da NF-e de devolução.
  • Destinatário: Dados do destinatário da NF-e original (a empresa que está recebendo a devolução).
  • Produto: Detalhes dos produtos devolvidos.
  • CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações): Deve ser utilizado o CFOP apropriado para devolução, como 1202 para devolução de venda de produção do estabelecimento.
  • Chave de Acesso da NF-e referenciada: A chave de acesso da NF-e original deve ser referenciada na NF-e de devolução.

Para mais detalhes, consulte o Manual de Orientação ao Contribuinte - MOC e peça auxílio a um profissional de contabilidade habilitado.

Boa noite @arimateia desculpa minha ignorância, mas não consegui continuar o desenvolvimento com base na sua resposta poderia ser mais detalhado ou enviar um link/doc, por exemplo o json que é enviado para emitir a nota é completamente diferente ou só muda algum tipo de parâmetro por exemplo type:devolution ?

Att

Bom dia, @robsonlnunes.

A estrutura do JSON é a mesma, o que muda é a forma como irá preencher as informações para caracterizar uma devolução.

Para mais detalhes, consulte o Manual de Orientação ao Contribuinte - MOC e peça auxílio a um profissional de contabilidade habilitado.