Consulta de NF-e por meio da Chave de Acesso

Gostaria de saber como faço para realizar consulta dos dados da Nota Fiscal fornecendo a Chave de Acesso de 44 dígitos. É possível? Não estou encontrando esse caso na documentação.

Boa tarde, @fabianorabelo. Seja bem-vindo à Nuvem Fiscal.

Caso seja uma NF-e que foi emitida através da nossa API, você pode localizá-la pela chave de acesso através do endpoint de listagem de notas.

Segue a documentação:
https://dev.nuvemfiscal.com.br/docs/api/#tag/Nfe/operation/ListarNfe

1 curtida

Boa tarde! Obrigado pela saudação e pela resposta.

Caso a NF-e não tenha sido emitida pela Nuvem Fiscal não é possível?

@fabianorabelo

Exatamente. Não será possível.

Poderia explicar com mais detalhes qual o cenário de uso e como gostaria que a nossa API se comportasse nesse caso?

Boa noite, desculpe retornar nesse tópico, mas estou iniciando o uso da api neste mês de maio de 2025 e consigo ver as notas emitidas contra meu cnpj neste endpoint https://api.nuvemfiscal.com.br/distribuicao/nfe, mas não consigo consultar pela chave que não foi emitida pela api, sendo assim não consigo baixar nem consultar as notas emitidas antes do uso da api. Então fica meio que sem sentido usar a api.

Boa noite, @edubrigoni. Seja bem-vindo de volta!

Sobre sua dúvida, você poderia, por gentileza, esclarecer um ponto:

• Você quer consultar notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ por terceiros (ou seja, onde seu CNPJ aparece como destinatário)?
  • Ou quer consultar notas fiscais que você emitiu anteriormente, antes de começar a utilizar a Nuvem Fiscal?

Bom dia, o primeiro ponto que vc destacou já consigo fazer, mas o segundo é só pelo id gerado pela api não encontrei o endpoint para consultar pela chave.

Bom dia, @edubrigoni.

De fato, não é possível consultar notas fiscais que você emitiu anteriormente fora da Nuvem Fiscal. Isso ocorre porque a guarda do XML das notas emitidas é de responsabilidade do próprio contribuinte (emissor).

Além disso, a SEFAZ não disponibiliza nenhum webservice público que permita a consulta de NF-e pela chave de acesso, exceto para os envolvidos diretamente na operação (emitente, destinatário ou transportador) através do serviço de distribuição.

Por isso, nossa API só permite consultar os documentos que foram emitidos através da Nuvem Fiscal, os quais são armazenados por nós.