Todas as notas fiscais de serviço para pessoa física estão retornando esse erro. Já comprovamos que os CPFs são válidos e que as pessoas estão vivas. Conseguem ajudar urgentemente?
Boa tarde, @comercial4.
Poderia nos informar o id
de alguma nota que está retornando esse erro?
Verifiquei que é um envio para o ambiente da NFS-e nacional e essa mensagem de rejeição está sendo retornada diretamente deles. Não é uma validação feita internamente pela Nuvem Fiscal.
Você está me dizendo que, neste momento, ninguém está conseguindo emitir notas fiscais de serviço para pessoas físicas no país inteiro?
Em nenhum momento eu disse que ninguém no país inteiro consegue emitir NFS-e para pessoas físicas. O que eu disse é que a rejeição que você recebeu está sendo retornada diretamente pelo ambiente nacional da NFS-e, ou seja, não é uma regra imposta ou validada pela Nuvem Fiscal.
Para comprovar, basta inspecionar a comunicação http com os servidores deles através dos endpoints de debug:
Ok, mas… Se outras empresas estão conseguindo emitir notas fiscais para pessoas físicas e nós, utilizando a Nuvem Fiscal, não estamos conseguindo; isso não seria devido a um erro no envio da Nuvem Fiscal? Uma alteração de schema de envio por exemplo nesse campo?
Não creio que seja o caso. Todos os nossos schemas estão atualizados. Aparentemente, trata-se de uma instabilidade do ambiente nacional.