Opa pessoal, bom dia. Estou com algumas dúvidas referente ao ambiente Sandbox e gostaria de auxílio caso possível. Basicamente estava pensando em parar de utilizar o ambiente de produção em homologação para testes e apenas utilizar o sandbox. Porém estava fazendo alguns testes aqui e acabei travando que o certificado não está subindo no ambiente de Sandbox, por exemplo, consegui instalar ele no meu PC, mas tanto no console quanto na API de envio de certificado está dando o seguinte erro:
InvalidCertificateOrPassword: Certificado ou senha inválidos
Além disso, também fiquei na dúvida com relação a API de distribuição de notas fiscais, por exemplo, eu já tinha configurado a distribuição de notas fiscais em uma base no ambiente de produção porém como homologação. Já no ambiente Sandbox, configurei a mesma empresa, tentei puxar as notas já distribuídas anteriormente e não encontrou as notas, porém não deu nenhum erro. Será que é por conta da falta do certificado também? Ou no caso as notas distribuídas automaticamente só ficam disponíves no ambiente de produção mesmo por conta dos bloqueios da SEFAZ?
Sobre as notas distribuídas anteriormente, seria sobre a opção de distribuição automática, agora que eu tenho o CNPJ dessa empresa em Sandbox e em produção também com essa opção ligada. Mas na hora de puxar via sandbox utilizando a API https://api.sandbox.nuvemfiscal.com.br/distribuicao/nfe/documentos, os documentos não aparecem igual quando uso em produção.
Sobre a questão do certificado, faremos uma análise. Favor aguardar.
De qualquer forma, mesmo que o certificado estivesse disponível, a API da Nuvem Fiscal realiza automaticamente a distribuição dos documentos a partir do último NSU consultado. Essa informação é fornecida diretamente pela SEFAZ.
Opa, efetuei uns testes aqui com outros certificados e deu tudo certo, acredito que tinha algum defeito nesse certificado que eu estava fazendo testes que funcionava ao instalar na máquina, mas na API não.
Sobre a distribuição automática, minha dúvida seria mais com relação ao funcionamento já que a API utiliza o CNPJ da empresa para distribuir, e no meu caso, eu teria o mesmo CNPJ em ambiente de produção e sandbox.
Você pode utilizar a distribuição simultaneamente para o mesmo CNPJ nas duas APIs (Produção e Sandbox), desde que estejam em ambientes distintos (produção e homologação). A única restrição ocorre quando o ambiente de homologação é usado em ambas as APIs, o que pode gerar conflitos, levando ao bloqueio do CNPJ na SEFAZ por consumo indevido e “pulos” no NSU.