Estou tentando ajustar a integração de emissão de NFSe de Curitiba para o padrão Nacional e estou tendo o erro código E0116 - “A IM deve ser informada para o emitente prestador do serviço na DPS, conforme informações complementares registradas no CNC NFS-e do município emissor informado na DPS.”
Vi um tópico parecido que o pessoal relatou que estava dando somente em ambiente de Homologação e quando migrou pra Produção resolveu a situação mas pra mim, mesmo em produção, persiste o erro.
O que posso fazer para identificar esse problema? Já revisei o cadastro da empresa e está com a Inscrição Municipal preenchida. Já foi emitida NFSe manualmente pelo site Nacional e a IM já veio preenchida.
Não sei mais o que fazer, alguém pode me auxiliar, por favor?
Bom dia pessoal,
Pelo menos alguém pode me dar um caminho de como funciona essa questão da IM, pois não tem atributo pra isso no payload da Nuvem Fiscal e fica cadastrado na empresa. Com isso entendo que seria montado automaticamente no envio da requisição pelo processo da Nuvem Fiscal e não temos domínio sobre isto.
Estou com o projeto parado empacado nessa questão.
Agradeço de antemão qualquer ajuda.
A Nuvem pega a IM do cadastro e utiliza essa informação quando necessário.
Você deve entrar em contato com a Prefeitura para verificar o motivo da rejeição.
Você pode também obter exatamente o XML que foi enviado à prefeitura através do endpoint de debug:
Boa tarde, tentei o debug mas deu o erro abaixo:
{
“error”: {
“code”: “NotFound”,
“message”: “Http request not found.”
}
}
A requisição que eu fiz foi:
https://api.nuvemfiscal.com.br/debug/http-requests/nfs_3a1db363609242c8ba03bf9ab4c60718/response-content
Sendo o ID nfs_3a1db363609242c8ba03bf9ab4c60718
Boa tarde, @bach.
Nesse endpoint, você deveria utilizar o id da request e não o da nota.
Se for mais fácil, dá pra obter o XML também pelo endpoint GET /nfse/{id}/xml/dps passando o id da nota.
Boa tarde! Estou tendo o mesmo problema. Comparei com os XML enviados anteriormente e AUTORIZADOS e não foi enviado o campo IM. Tentei enviar em NULL tampouco aceita. Agradeceria se alguém
conseguisse me orientar.
Boa noite, @bach.
Segue o trecho do XML da nota nfs_3a1db363609242c8ba03bf9ab4c60718 que foi enviado ao ambiente nacional:
<prest>
<CNPJ>****</CNPJ>
<IM>****720-5</IM>
<regTrib>
<opSimpNac>1</opSimpNac>
<regEspTrib>0</regEspTrib>
</regTrib>
</prest>
Percebi que a Inscrição Municipal (IM) está sendo informada, porém contém um hífen (-).
Por favor, tente reenviar a nota removendo o hífen e utilizando somente dígitos na IM.
Se continuar apresentando erro, posso revisar o XML completo para confirmar se há outro detalhe impactando a validação.
Bom dia @arimateia ,
Obrigado pelo retorno. Já havia efetuado esse teste anteriormente mas efetuei a alteração sugerida e testei novamente e permaneceu o problema. Segue o ID da nf e o XML (retirei a parte da assinatura e certificado para reduzir o tamanho) para uma análise.
ID - nfs_3a1db8eaeece4c3eaa9f591305e2523f
XML
Boa tarde,
Só para registro da experiência, achei o problema, estava enviando a IM com um zero inicial e não deveria ter e também sem o hífen do dígito verificador.
Obrigado pelas respostas.
Boa tarde, @bach
Obrigado por reportar.
Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.