Erro character with byte sequence 0xef 0xbf 0xbd in encoding "UTF8" has no equivalent in encoding "LATIN1"

aO consumir o werbservice que retorna o XML, aparece erro de caractere não reconhecido no UTF8.

Mudou algum retorno? pois estava tudo funcionando

Olá @lindembergh,

Publicamos informações sobre mudanças no mês passado:

Provavelmente a resposta está vindo com content-encoding de valor gzip, você precisa processar isso. Mas em geral, a própria biblioteca que faz a requisição HTTP já processa isso automaticamente. O que está usando pra baixar o XML?

Ola, gente desenvolve em maker! usamos Rest pr consumir o serviço, mas antes estava funcionando mudou? agora retorna no formato gzip?

Correto, ele pode eventualmente retornar no formato gzip, tem que levar o header content-encoding em consideração.

Mas o Maker deveria fazer isso automaticamente, deve ser alguma configuração.

Opa amigo, eventualmente ou de agrora em diante vai ser em gzip o retorno? pq eu acho q o contente enconing eu nao configuro,
vou deduzir q vem em gzip, ler, e usar uma função para descompactar

Na resposta da requisição, você precisa testar se tem o header content-encoding. Se o valor do header for gzip, você precisa descompactar, caso contrário já está descompactado.

Desculpa a ignorancia, mas por que agora ta assim? e pior podendo vir gzip ou nao
?

Isso é um comportamento padrão de qualquer requisição HTTP. É um pouco surpreendente isso ser um problema, pois qualquer biblioteca HTTP deveria tratar isso.

Nós apenas avisamos os clientes que isso poderia ocorrer, para se preparar para exceções como essa.

Isso é uma melhoria na API, pois nas requisições em gzip o conteúdo vem compactado, o que economiza banda e melhora a performance tanto do servidor (nós) como do cliente (vocês).