Erro de acesso.. talvez seja a versao do Windows

Boa tarde,
o erro abaixo aparece quando vou acessar o nuvem fiscal.
já é o segundo cliente onde me deparo com esse tipo de problema.
O primeiro cliente tinha windows 7. falei pra trocar, esse resolveu.

mas esse tem windows 8.
Tenho como ajustar os protocolos do windows ou preciso de fato trocar pro W10?
seguem o erro e a configuracao da maquina, obrigado.


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Boa tarde @linovenancio,

Ao acessar a URL https://api.nuvemfiscal.com.br pelo navegador dessa máquina, o que aparece?

aparece uma tela branca, escrito
Unauthorized

só isso.
no meu note, windows10, aparece o mesmo.

@linovenancio, isso pode ser um problema com os certificados do Windows 8 que não conhecem o certificado da Nuvem Fiscal. Isso também a princípio afeta especificamente a biblioteca WinHttp, e por consequência o SDK do Delphi. Por isso possivelmente o problema não ocorre no browser.

Geralmente enviamos as seguintes instruções para o “dono” da máquina (no caso o Windows 8) onde o problema ocorre:

Um dos certificados raiz da Let’s Encrypt, que é uma Autoridade de Certificação (CA), expirou em 30 de Setembro de 2021 (Leia o comunicado oficial).

Isso não deveria ser uma preocupação para a maioria das pessoas que utilizam sistemas operacionais ou dispositivos modernos, pois os fornecedores e fabricantes já oferecem atualizações constantes para manter os certificados sempre atualizados.

No entanto, para usuários de dispositivos que utilizem SO’s antigos, desatualizados, ou que não possuam mais suporte oficial de seus fabricantes, ficaram sem acesso repentino a sites e serviços que utilizam a cadeia de certificação da Let’s Encrypt.

Portanto, se esse é o seu caso, há duas alternativas para solucionar o problema:

  1. Atualizar o seu sistema operacional, para receber os novos certificados raiz diretamente do seu fornecedor de software. (Recomendado)
  2. Importar manualmente o novo certificado ISRG Root X1.

Caso você esteja impossibilitado de efetuar a atualização no seu sistema operacional ou ele seja muito antigo e não tenha mais suporte oficial do fabricante, seguem abaixo as instruções para a importação manual:

  1. Faça o download do novo certificado ISRG Root X1 através do link a seguir: https://www.validadortiss.com.br/uploads/isrgrootx1.der
  2. Localize o arquivo baixado no seu Windows Explorer e dê um duplo clique nele. Caso seja exibido um alerta, confirme a abertura do arquivo.
  3. Na janela que se abrir, clique em “instalar Certificado”.
  4. Será aberto o Assistente para Importação de Certificados.
  5. Clique em “Avançar” até chegar na etapa para escolha do “Repositório do Certificado”.
  6. Selecione a opção “Colocar todos os certificados no repositório a seguir”, clique depois em “Procurar”, escolha o repositório “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis” e depois clique no botão “Avançar”.
  7. Finalize a importação, clicando no botão “Concluir”. Após isso, caso apareça um aviso de segurança perguntando se você deseja realmente instalar o certificado, confirme clicando em “Sim”.
  8. Pronto! Agora você estará com o novo certificado instalado e tudo deverá funcionar normalmente. Caso não funcione, reinicie o seu Windows e tente novamente.