Erro E0116 na emissão de NFS-e Nacional mesmo com IM cadastrada

Estou emitindo NFS-e pelo padrão nacional e enfrento o erro E0116 (IM obrigatória).

Cenário:

• Empresa tem Inscrição Municipal cadastrada corretamente no endpoint /empresas
  • GET da empresa retorna a IM normalmente
  • No payload da emissão não é possível informar prest.IM (schema rejeita como InvalidJsonProperty)

Comportamento:

• Sem IM no payload → E0116 (“IM deve ser informada…”)
  • Com IM no payload → erro de schema (campo não permitido)

Ou seja:

• Município exige IM
  • API não aceita IM no JSON
  • IM cadastrada na empresa aparentemente não está sendo aplicada na DPS/XML

Alguém já passou por isso ou sabe se há configuração extra ou bug conhecido nesse cenário?

Obrigado!

@ti13
Eu tive um problema parecido, mas aparentemente inverso em relação ao seu.
Segue abaixo, espero que lhe auxilie, e depois tenho uma dúvida também.

Quando migrei de “padrão” para “nacional”, recebi erro E0120:

IM do prestador não deve ser informado, pois não existem informações complementares registradas no CNC NFS-e do município emissor informado na DPS.

No meu payload a IM não era informada, mas depois entendi que a NuvemFiscal estava adicionando este campo caso a Inscrição Municipal estivesse cadastrada para a empresa.

A solução do meu caso foi remover a IM no console, deixando vazio mesmo, e então as NFSe passaram a ser emitidas corretamente no provedor “nacional”. Fiz a transição agora em jan/26.

E, por fim, uma dúvida que tenho é sobre como cadastrar a IM no ambiente nacional.
Se você tiver esta informação, me avisa por favor. Está na minha lista de tarefas, então já me adiantaria ter esta resposta.

Bom dia, @ti13.

Qual o id da nota gerado para a tentativa de emissão sem o IM no payload?

Bom dia, @rd1218.

A gestão do Cadastro de Contribuintes é de responsabilidade exclusiva do município (via Painel Municipal ou API).

Entre em contato com a sua prefeitura para mais informações.

Segue um exemplo de acesso via Painel Municipal:

1 curtida

@suporte345

Obrigado!