Erro E227 - NFSe Brasília

Prezados, boa noite!

Ao tentar emitir uma NFS, estou recebendo o seguinte erro:

“mensagens”: [
{
“codigo”: “E227”,
“descricao”: “Alíquota Serviços fora do intervalo de 2% e 5%(Numero RPS: 142)”,
“correcao”: “Quando o local da incidência for diferente deste município esse campo deve ser maior ou igual a 2% e menor ou igual a 5%.”
}
]

Já tentei verificar onde é o erro, mas sem sucesso.

É possível uma ajuda?

id da nota: nfs_3a0eb99869174510b659e4adc5a6ebed

Desde já muito obrigado!

Robério.

Bom dia, @roberiods

Você está enviando o valor zero no campo referente à alíquota do ISSQN (infDPS.valores.trib.tribMun.pAliq). Para corrigir, siga a instrução da prefeitura indicada no campo correcao da mensagem de rejeição.

Olá Arimeteia, obrigado pela resposta! Boa tarde!

No DF a alíquota é calculada no momento da emissão da guia, quando emito a NFS informo normalmente o valor ‘0’ para alíquota, porem a operação é “Operação Tributável”. Tem ideia como eu devo proceder neste caso, uma vez que não aceita requisição com “Operação Tributável” sem alíquota?

A prefeitura não está aceitando o valor “0” para a alíquota. Nesse caso, favor entrar em contato com o suporte deles para orientação.

Caso seja solicitado o XML que está sendo enviado, basta enviar uma requisição para o endpoint GET /nfse/{id}/xml/dps.

Obrigado pelo retorno @arimateia. Vou tentar contato para verificar.

Abraço!

Bom dia,

Para atualizar:

Ainda continua com erro, o teste realizado acima foi em ambiente de produção aqui na nuvemfiscal, pois, não estou conseguindo fazer funcionar o ambiente de homologação.

Para poder fazer uma comparação e tentar encontrar o problema, decidi tentar a emissão através de utilização dos componentes ACBr diretamente no Delphi e em ambiente de homologação, e assim tentar fazer uma comparação nos retornos, bem, estes testes no Delphi diretamente com os componentes ACBr apresentaram o mesmo erro acima descrito.

Entrei em contato com a Notacontrol que responderam até rápido, porem, não conseguiram achar o problema e pediram mais tempo para analisarem, ficarei no pé deles e assim que tiver uma resposta eu venho aqui contar da solução. Enquanto aguardo, irei partir para integração da NFe.

Obrigado por peguntar, e ótimo feriado.

Att,

Robério.

2 curtidas

Bom dia @arimateia!

Entrei em contato com a Notacontrol algumas vezes, mas eles ajudaram em absolutamente nada!

Após algum sofrimento, e tentativas rsrs. Deu certo aqui!

Testando através do Delphi diretamente com os componentes ACBr, tive que fazer uma alteração no seguinte arquivo => ISSNet.GravarXml.pas

No método abaixo, adicionei mais uma condição no segundo IF => “and (NFSe.Prestador.cUF <> 53)”, após isso tudo funcionou normalmente.

Código que funcionou para mim:

function TNFSeW_ISSNet204.GerarXml: Boolean;
begin

if (NFSe.Tomador.Endereco.CodigoMunicipio = ‘9999999’) or
(NFSe.Tomador.Endereco.UF = ‘EX’) then

NrOcorrCodigoPaisServico := 1;

if ((NFSe.OptanteSimplesNacional = snSim) or
(NFSe.RegimeEspecialTributacao = retMicroempresarioIndividual)) and (NFSe.Prestador.cUF <> 53)then
begin

NrOcorrValorIss := 1;
NrOcorrAliquota := 1;

end;

Result := inherited GerarXml;

end;

Já repassei o que encontrei em um tópico de fórum do pessoal da ACBr: NFSeX Brasilia Local de Incidencia - ACBrNFSe - Projeto ACBr.

Bem, agora não sei como deve ser o ajuste aqui na nuvem, aguardo orientações.

Abraço!

Bom dia, @roberiods.

Ajuste realizado na Nuvem Fiscal.

Obrigado pela contribuição.

Olá @arimateia boa tarde,

Fiz o teste aqui na nuvem e ainda as tags estão sendo enviadas, a notacontrol não aceita o envio dessas tags com zero para a situação de Simples Nascional ME/EPP.

No caso seria necessário não enviar as tags.

Veja o trecho do xml do download pelo “baixar XML da DPS” aqui da API:

O envio dessas tags teoricamente está ocasionando o erro.

O Envio pelo delphi que funcionou, com os componentes ACBr ,após a alteração ficou assim:

Screen Shot 2023-11-22 at 15.55.47

PS.: Testei em produção porque ainda não consegui avançar pelo ambiente de homologação aqui, a nota é de R$1,00, se quiser enviar para testar não tem problemas.

Abraço.

Boa tarde, @roberiods.

Qual o id dessa última nota enviada?

id: nfs_3a0f0fab1d764e42b5d5a7db9aa9417a

@roberiods

Fizemos mais um ajuste na API.

Favor tentar novamente agora.

1 curtida

Olá @arimateia, boa noite!

Maravilha! Testei em produção e este erro sumiu, verifiquei também que o XML de envio não está mais com as tags que eram causa do erro.

Ocorreu um outro erro de tributação, acredito que seja coisa fácil, porem irei abrir um novo tópico, pois esse novo erro não tem relação com este tópico.

O Erro E227 foi resolvido e este tópico pode ser fechado.

Muito obrigado pela dedicação.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.