Estou configurando a API para um cliente cuja prefeitura é a de GUARAPARI/ES e estou encontrando o seguinte erro na hora de emitir uma NFS-e:
Erro ao tentar emitir NFSe:
Retorno da api:
Codigo:
Descrição: Erro: O campo Atividade não foi informado ou não é um código válido.
Correção:
OK
Já tentei configurar o código da atividade de diversas maneiras (no caso, o código dela é 1402), como por exemplo: 14,02; 14 02; 14.02, 1402, entre outras, mas o erro persiste. Você poderia me ajudar a entender o que pode estar ocorrendo?
codatividade – Código da atividade da nota (valor deve ser igual para todos os itens de uma mesma nota). O código da atividade autorizado para empresa é uma informação do cadastro da empresa na prefeitura, para verificar qual o código de atividade autorizado para a empresa pode ser consumido o serviço “consultarAtividade” (serão retornadas as atividades da empresa), outra opção seria realizar o acesso manual ao sistema e acessar a opção “Gerar NFe” a primeira informação que deve ser escolhida é a atividade e são exibidas somente as atividades permitidas para a empresa.
O cliente está com esse código autorizado no cadastro dele?
De acordo com o manual do provedor, o código da atividade é uma informação do cadastro da empresa na prefeitura. Para verificar qual o código de atividade autorizado para a empresa, realize o acesso manual ao sistema e acesse a opção “Gerar NFe”. A primeira informação que deve ser escolhida é a atividade e são exibidas somente as atividades permitidas para a empresa.
De posse desse código, você deve enviá-lo na propriedade infDPS.serv.cServ.cTribMun. Favor realizar essa adequação e nos avisar caso ainda continue recebendo erro da prefeitura.
Foi identificado que exclusivamente para a prefeitura de Guarapi/ES o código da atividade do cliente também precisa ir no campo “cTribMun.” ou seja, preenchendo o campo com o mesmo código da atividade do cliente a NFS-e foi emitida. Tudo certo agora.