Erro QuotaExceeded

Olá, boa tarde,

Estava tentando transmitir uma nota para os testes de integração, mas a api acabou me retornando o json abaixo e não sei exatamente o que ele significa. Alguém poderia me explicar, por favor?

{ "error": { "code": "QuotaExceeded", "message": "A requisiçào ultrapassa o limite de 75 operações para a cota \"dfe-eventos\"" } }

Bom dia, @davi.rafacho. Essa mensagem ocorre quando você atinge o limite de uso da Nuvem Fiscal para eventos de documentos fiscais (emissões, cancelamentos, etc.).

No momento o limite para o ambiente Sandbox é de 75 eventos. A partir do mês que vem será alterado para 100 eventos no plano Grátis e 1000 eventos no plano Fiscal I.

Olá @wlandgraf, muito obrigado pela rápida resposta. Achei que fosse isso mesmo, teríamos como aumentar esse limite? E quando poderei realizar novas operações?

Olá Davi, nós estamos ainda ajustando os limites do Sandbox. Na verdade não podemos deixar o limite muito alto de qualquer forma, pois isso ocupa nossos servidores, banda, etc., ou seja, é custo similar ao ambiente de produção.

Consideramos que no Sandbox os usuários não precisam de limites altos pois é um ambiente a princípio utilizado só para desenvolvimento, validar o código, e pronto. Por isso até a surpresa com sua necessidade de volumes altos?

No momento o limite do Sandbox é 75 eventos fiscais por mês. A cota é reiniciada no início do mês seguinte.

Olá Wagner, entendo perfeitamente as limitações por conta do armazenamento de servidor e banda, mas o limite de 75 não faz sentido porque eu já realizei quase 300 tentativas(esse número é referente ao “@count” do retorno da api) e não tinha me dado esse retorno até agora. Além disso, esse limite me preocupa, pois teremos uma média de 7.300 notas diariamente no ambiente de produção, nesse caso, o servidor de vocês aguentaria esse volume de requisições?

Desde já agradeço.

1 curtida

@wlandgraf, entendo a questão do limite, porém nos atrapalha muito para homologar uma plataforma nova… pois somente no nosso roteiro interno de homologação existem mais de 150 situações de emissões distintas para serem emitidas. No plano free eu concordo com os limites, mas já nos planos fiscal I e /ou Fiscal II poderiam ter um limite maior, ou até mesmo sem limites.

1 curtida

Sim, os limites começaram a ser checados recentemente.

Sim, estamos falando apenas do ambiente de Sandbox. No ambiente de produção, o limite é definido pelo plano que você contratar.

Entendo sua preocupação e estamos aqui para ajudar. Primeiramente, vamos ampliar o limite temporariamente para vocês continuarem os trabalhos no curto prazo (já lhe aviso quando estiver disponível). Porém não podemos permitir requisições sem limites, pois isso obviamente ocupa nossos recursos. Queremos manter nossos planos acessíveis e nosso cálculo de custo é bem restrito com margens baixas.

Mas vamos avaliar melhor, é claro. 150 emissões distintas é viável, o que não acredito que seja viável é que nosso Sandbox seja uma plataforma para execução constante de testes de integração dentro de um ambiente CI/CD. Isso pode resultar em dezenas de milhares de requisições por todos os clientes que precisem desse recurso. Precisamos achar um meio termo.

No caso específico de vocês, de quantas requisições mensais no ambiente de Sandbox vocês teriam necessidade?

Note também que no caso mencionado pelo @davi.rafacho de 7.300 notas diárias isso daria mais de 200 mil notas por mês. O limite do Sandbox provavelmente será um percentual do limite das notas de produção, então se vocês tiverem esses limites contratados, provavelmente o limite do Sandbox já lhe atenderia também?

@wlandgraf. Esse volume de requisições é necessário somente no periodo de homologação… eu imagino que até final de fevereiro estará totalmente homologado… após isso… lhe garanto que não precisaremos mais que as que você já disponibiliza por mês, ou seja, 75. No momento se nos permitir 900 requisicoes por mês já resolve a nossa vida para homologação.
Quanto à questão das 7.300 NFes por dia fica tranquilo… trata-se de ambiente de produção, o que eu acho que não teria problemas e depende do plano escolhido, claro.

@alecio.ferreira, perfeito, é isso mesmo. Aumentamos o limite da API de Sandbox da sua conta para 1500, favor confirmar que está tudo certo, obrigado.

@wlandgraf :+1: muito obrigado!

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.