Ola,
Estou com alguens problemas para emitir NFSE em homologacao.
estou tentando usar o provedor padrao para emitir direto pela prefeitura de Ribeirao Preto,
porem recebo um erro de validacao
Pela documentacao esse campo endereco nem e enviado . Quando tento mudar do provedor padrao para o nacional o erro muda. O post no endpoint ‘/nfse/dps’ ocorre com sucesso, mas na consulta da nota usando o id consta o erro:
{
"id": "nfs_3a0a5eb0be154ba9a5e1af416158c518",
"created_at": "2023-04-03T13:45:25.238Z",
"status": "erro",
"ambiente": "homologacao",
"referencia": "51515151",
"DPS": {
"serie": "1",
"nDPS": "1"
},
"mensagens": [
{
"codigo": "E0032",
"descricao": "O código do município emissor informado na DPS é inexistente no cadastro de convênio municipal do sistema nacional."
}
]
}
Procurei por aqui nos tickets alguma referencia aos erros em questao mas nao achei. Se alguem souber como proceder e puder dar uma ajuda ficarei grato.
Bom dia @singular_si. Seja bem-vindo à Nuvem Fiscal.
O erro ao tentar enviar pelo provedor nacional é porque o município não está conveniado com o Ambiente Nacional da NFS-e Nacional. Dessa forma, só é possível enviar para esse município através do provedor padrão.
Com relação ao erro de validação, poderia me enviar o JSON utilizado para que possa analisar melhor o seu caso?
Para o provedor dessa prefeitura, quando o tomador de serviço é informado, o código do município e CEP do endereço são obrigatórios. Assim, você deve adicionar a propriedade endNac com os campos cMun e CEP ao endereço do tomador.
perfeito,
e pq na documentacao esta como opcional, entao passei direto por ele, mas agora apos mudar essa opcao esta retornando um novo erro na consulta:
{
"id": "nfs_3a0a5ef8bcdb4f059f1bcbdff96a613e",
"created_at": "2023-04-03T15:04:03.516Z",
"status": "erro",
"ambiente": "homologacao",
"referencia": "45645164",
"DPS": {
"serie": "1",
"nDPS": "603"
},
"mensagens": [
{
"codigo": "E089",
"descricao": "Não existe na base de dados uma NFS-e emitida para o número de RPS informado.",
"correcao": "Informe corretamente o número do RPS."
},
{
"codigo": "E093",
"descricao": "Série do RPS inválida.",
"correcao": "Identifique o RPS utilizando no máximo 5 dígitos."
},
{
"codigo": "E212",
"descricao": "NFS-e não encontrada.",
"correcao": "Não existe NFS-e emitida com o número do documento ou do RPS ou período pesquisado."
}
]
}
essa e a configuracao que esta para nfse seguindo as informacoes reais que tenho aqui da ultima nota emitida:
Entao, eu coloquei exatamente a serie que consta no xml da ultima nota emitida. Essa serie pode mudar de acordo com a forma que voces enviam a nota para a prefeitura ?
Favor baixar o XML que foi gerado e enviado para a prefeitura através do endpoint GET /nfse/{id}/xml/dps e verificar o valor da numeração que foi enviada:
Caso o valor no XML esteja divergente do que foi configurado, favor nos avisar.
Boa tarde,
Em retorno a situacao de ontem, entrei em contato com o suporte tecnico da Nota Eletronica (empresa que fornece o sistema para Ribeirao Preto) e o atendente me confirmou que a serie do rps seria a 1 mesma
O atendente tambem comentou sobre uma atualizacao de seguranca no webservice nos envios via integracao, algo relacionado ao ‘User Agent’ e isso poderia estar ocasionando o erro do rps.
Para identificarmos exatamente o que está acontecendo com esse provedor, seria mais fácil e rápido enviarmos algumas notas em nosso ambiente de desenvolvimento utilizando as suas credenciais do ambiente de homologação.
Boa tarde, alguma posiçao sobre os testes ? estamos aguardando isso para finalizar a integracao com voces, pois nosso sistema legado deixou de funcionar apos as mudancas nas chamadas da prefeitura e ja queremos mudar a forma de trabalhar com os documentos fiscais. Desculpe a insistencia, mas e pq de todas as ferramentas que pesquisamos na web, a de voces foi a que fez mais sentido pra nossa realidade no momento entao queremos que essa integracao de certo ja desde o inicio, porem temos uma urgencia para resolver esse problema de emissao pois temos clientes necessitando da nfse.
Fizemos alguns testes, porém o provedor está se comportando de forma não esperada. Tudo indica que é um problema no ambiente de homologação deles. Sendo assim, você teria como fazer um teste de envio diretamente no ambiente de produção deles?
Vendo agora com mais calma, percebi que você está enviando o item da lista de serviço com valor 10.70, que é inválido. Tente enviar novamente a nota com um valor válido para esse item e nos avise caso continue com problemas.
Bom dia, posso tentar mandar em producao sim, mas seria bom o ambiente de homologacao por conta do desenvolvimento. Em relacao ao item da lista de servico, estou mandando 107 mesmo, por algum motivo esta sendo formatado dessa forma. Vou fazer os ajustes necessarios e tentar novamente o envio, agora em producao.