Informar Alíquota (pAliq) e Base de Cálculo (vBC) do ISS sem informar o Valor do ISS (vISSQN)

Boa tarde

Gostaria de solicitar um ajuste no parâmetro p/ esta prefeitura de Dourados/MS - Betha. O WebService passou validar com erro descrito abaixo as tentativas de emissão de NFSe de empresas que não são Optantes pelo Simples Nacional, e que emitem notas p/ fora do município, para que seja informado * no xml do RPS * (dentro da tag <Valores>) a Aliquota, mas que NÃO SEJA informado o ValorIss.

Erro que estou recebendo quando no arquivo xml do RPS não é informado o campo Aliquota:

E228
Informe um valor percentual da alíquota de ISSQN, que deve ser maior ou igual a 2% e menor ou igual a 5%.
Para esta prestação de serviços a alíquota do ISSQN é obrigatória
  • Obs.: Neste caso acima, o xml, dentro da tag <Valores> é enviado apenas a tag <Valores> <ValorServicos>{{valor_dos_servicos}}</ValorServicos>.

Erro que estou recebendo quando no arquivo xml do RPS é informado o campo Aliquota:

E220
O valor do ISSQN será calculado pela Prefeitura e não deve ser informado pelo contribuinte. O valor do ISSQN só deve ser informado quando: o ISSQN for devido a outro município ou o prestador do serviço for optante pelo Simples Nacional e houver retenção do ISSQN.
Valor do ISSQN informado indevidamente
  • Obs.: Neste caso acima, o xml, dentro da tag <Valores> são enviadas as tags Aliquota, e também é calculado automaticamente pela Nuvem Fiscal a tag <ValorIss> (que é a tag que não queremos que seja calculada/enviada no xml, quando o prestador não é Optante Pelo SN e quando a nota é para fora do município) e também é enviada a tag padrão <ValorServicos>{{valor_dos_servicos}}</ValorServicos>.

Obs.: Eu já tentei informar apenas o campo infDPS.valores.trib.tribMun.pAliq e NÃO INFORMAR o campo infDPS.valores.trib.tribMun.vISSQN, porém, conforme a documentação explica Caso você não informe esse campo, vamos calculá-lo automaticamente.
3dc889d801ce69472a43dfcf3b5f6431f400d8ff_2_517x283

Obs 2: Hoje conversei com um técnico da Betha que recomendou que este campo <ValorIss> fosse omitido do xml para que a NFSe fosse processada corretamente, por isso estou abrindo este chamado.

bom dia @arimateia @wlandgraf
poderiam me dar uma mão neste caso?

Bom dia, @app.

Ainda estamos analisando.

Favor aguardar.

Boa tarde, @app.

Assim que tiver uma resposta da prefeitura sobre as questões que discutimos em mensagens privadas, favor dar um retorno aqui no tópico público.

Boa tarde!

Fui pessoalmente na Prefeitura, analisei junto com um técnico da Betha, olhando os cadastros dos Prestadores cujas notas estavam passando e os cadastros dos Prestadores em que as notas estavam sendo validadas com aquele erro “E228”… percebemos que no cadastro das Listas de Serviço desses que estavam certo, estavam com a Alíquota especial EM BRANCO enquanto que nos que estavam dando erro, estavam com a Alíquota Especial com o valor 0,00 , por algum motivo o WebService entendia que era necessário informar alguma alíquota quando o valor da aliquota especial era `0,00.

Após alterar esses cadastros e limpar onde estava com o valor 0,00 e tentar transmitir novas NFSe, deram certo.

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.