Internal server error na Consulta Centralizada de Contribuinte (CCC)

Olá, pessoal! Estou precisando de ajuda com um problema na API.

Ao realizar uma requisição para o endpoint https://api.nuvemfiscal.com.br/nfe/cadastro-contribuinte, estou recebendo um erro 500 . Segue o erro retornado:
Error code: 500
Full message: “The service was not able to process your request Internal server error: 3la_wZRycrWS32ueOE4QyQ”

Requisição enviada:
{
“headers”: {
“authorization”: “hidden”,
“content-type”: “application/json”,
“accept”: “application/json,text/html,application/xhtml+xml,application/xml,text/;q=0.9,image/;q=0.8,/;q=0.7”
},
“method”: “GET”,
“uri”: “https://api.nuvemfiscal.com.br/nfe/cadastro-contribuinte”,
“gzip”: true,
“rejectUnauthorized”: true,
“followRedirect”: true,
“resolveWithFullResponse”: true,
“followAllRedirects”: true,
“timeout”: 300000,
“qs”: {
“cpf_cnpj”: “***5000171”,
“uf”: “MG”,
“argumento”: “CNPJ”,
“documento”: “****3235000332”
},
“encoding”: null,
“json”: false,
“useStream”: true
}

Obs: os CNPJs foram anonimizados por segurança.

Fiz um teste alterando o parâmetro “cpf_cnpj”, e a API respondeu corretamente com erro 400, informando que o CNPJ não está cadastrado na Nuvem Fiscal, o que indica que o endpoint em si está funcionando.

Acredito que esse erro 500 esteja relacionado ao tratamento de alguma validação ou passo anterior de configuração não realizada. Poderiam verificar o ID do erro (3la_wZRycrWS32ueOE4QyQ) ou me orientar sobre como prosseguir?

Obrigado desde já!

Boa tarde, @sistemas.

Esse erro está sendo provocado por um namespace incorreto enviado pela SEFAZ/MG no XML do envelope SOAP de resposta.

Estamos analisando uma forma de contornar. Favor aguardar.

Boa tarde @arimateia .

Obrigado pelo retorno. Entendido!

Fico aguardando. Se eu puder ajudar de alguma forma, só chamar.

att

@sistemas

Claro! Enviei, via mensagem privada, o envelope SOAP retornado pela SEFAZ/MG. Favor encaminhá-lo para o suporte deles solicitando a correção no retorno de seus webservices.

Obrigado pelo retorno @arimateia .

Pelo que verifiquei, a SEFAZ/MG respondeu com o código cStat=111, o que indica que a consulta foi realizada com sucesso e retornou um contribuinte cadastrado.
Inclusive, os dados do contribuinte vieram corretamente no XML.

Sendo assim, me parece que o erro 500 está ocorrendo por uma falha de tratamento dessa resposta por parte da Nuvem Fiscal, e não por um erro da SEFAZ.

Seria possível revisar o parser da resposta para tratar corretamente situações com cStat=111?

@sistemas

De fato, analisamos cuidadosamente a resposta da SEFAZ/MG e confirmamos que o XML retornado apresenta um problema estrutural: o namespace correto foi declarado por meio do prefixo ns2, mas esse prefixo não foi utilizado em nenhuma tag do documento, nem mesmo na tag raiz.

Segue o trecho:

<retConsCad xmlns:ns2="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="2.00">

Note que a tag <retConsCad> não está qualificada com o namespace declarado. Isso faz com que o documento seja tratado como pertencente ao namespace vazio.

Nosso parser é estrito e namespace-aware, e essa divergência torna o XML tecnicamente inválido para fins de deserialização. Como consequência, o sistema corretamente rejeita a resposta, pois os dados não podem ser associados ao modelo esperado sem o namespace correto.

Esse comportamento não é um erro da Nuvem Fiscal, mas sim uma violação do padrão XML por parte da SEFAZ/MG, que deveria qualificar os elementos com o namespace declarado - seja utilizando o prefixo ns2 ou aplicando o namespace como padrão com xmlns="...".

Apesar disso, já estamos analisando internamente formas seguras de contornar essa inconsistência.

Agora entendi: a SEFAZ/MG está retornando um XML tecnicamente inválido em relação ao uso de namespaces, e a Nuvem Fiscal está apenas respeitando os padrões XML de forma estrita. Agradeço a explicação!

Me perdoe a ignorância, mas nunca precisei abrir um chamado diretamente na SEFAZ. Estou em Minas Gerais — você poderia, por gentileza, me orientar qual é o melhor canal para registrar esse tipo de ocorrência técnica com o webservice da SEFAZ/MG?

Desde já, muito obrigado novamente pela atenção e suporte!

@sistemas

Não sei informar.

De qualquer forma, fizemos um ajuste agora para contornar esse problema. Favor tentar novamente.

Bom dia @arimateia !

Testei agora e funcionou corretamente.

Obrigado pelo apoio, você foi nota 10.

Sobre o chamado na Sefaz, vou deixar quieto por enquanto. Como já fizeram o contorno…

Até mais!

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.