Essa semana tenho recebido reclamações dos meus clientes, que está muito lenta a aprovação das notas de serviço, e não é de uma prefeitura especifica, tenho o mesmo relato dos meus usuários q emitem para diferentes prefeituras.
O tempo de retorno está variando de 2 a 5 minutos.
Segue abaixo um exemplo de um retorno, nesse podemos observar que levou uns 3 minutos para autorizar a nota.
Temos percebido a mesma situação aqui esses últimos dias também.
Notamos que quando a Nuvem retorna que a NFS-e foi autorizada, ela chega boa parte das vezes com a data/hora de autorização praticamente no mesmo minuto de quando ela foi enviada para a Nuvem, mas na API da Nuvem ela fica retornando com o status de “processando” por horas até retornar que foi autorizada, e o pior é que esse status não permite nem que a gente solicite uma sincronização para retornar as informações pro cliente…
E aí quando uma nota “trava” assim, todas as subsequentes travam também, porque devem entrar em uma espécie de fila de processamento que não temos controle, e aí é preciso esperar as vezes, 2, 3h para que a Nuvem retorne o status de autorizada.
Pois é, é justamente essa fila de processamento que anda demorando demais.
Fica nessa fila várias minutos para depois enviar a requisição para prefeitura, e ai depois na prefeitura, demora mais uns minutos para retornar, dai o fluxo todo do inicio ao fim, somando os tempos, passa de 5 minutos para cada nota.
Dai com esse tempo, os clientes piram né… hehe eles querem tudo rapido, uma vez demorava 1 ou 2 minutos o fluxo todo, os clientes reclamavam mas dai até era aceitável, mas demorar 5 minutos ou mais, dai complica.
Mas acredito que a nuvem esteja trabalhando para melhorar essa situação,
Estamos cientes da situação e monitorando o comportamento das emissões de NFS-e. Nossa equipe já está investigando para identificar a real causa do problema. Assim que tivermos mais informações, retornaremos com uma atualização.
Queremos atualizar vocês sobre a questão da lentidão na autorização das NFS-e. Após identificarmos o aumento no volume de requisições, realizamos uma melhoria na nossa infraestrutura para garantir um processamento mais rápido e eficiente das notas fiscais.
Se notarem qualquer comportamento fora do esperado, fiquem à vontade para nos informar.