Fiz o cancelamento de uma NFS-e da prefeitura de Sapucaia do Sul, porém, ao verificar a nota no site da prefeitura, ela permanece com situação Normal e não Cancelada.
Nota emitida no ambiente Sandbox, ID: nfs_3a0ecbbcc0974176bf59119cd3bb68c5
Também verificamos o mesmo problema para as cidades de Porto Alegre e Erechim.
Verificado que o retorno da nuvem, consta apenas que a nota está “pendente”, mas na prefeitura não aprova.
Fiz o teste cancelando uma NFS-e de Caxias do Sul e foi cancelada normalmente no site da prefeitura.
Assim como a emissão, o cancelamento de NFS-e é feito de modo assíncrono. Você só pode considerar uma nota emitida ou cancelada após fazer uma nova requisição e verificar que a situação da nota foi alterada.
No caso específico da nota nfs_3a0ecbbcc0974176bf59119cd3bb68c5, verificamos que o provedor retornou erro nas suas duas tentativas de cancelamento. Por causa disso, a nota permaneceu com o status autorizada em nossa API (mesma situação que o portal da prefeitura exibe). Talvez o ambiente de homologação da prefeitura não permita tal operação.
Sugiro que você entre em contato com o suporte da prefeitura para obter mais informações.
Segue o erro retornado pelo provedor na operação de cancelamento:
Conforme verifiquei com o suporte da prefeitura.
Foi necessário um ajuste na aplicação no ambiente de homologação.
Testado e está sendo cancelado normalmente as notas de serviço.
Obrigado.