NFSe de Brasnorte MT retorna E166, E250, E327

Olá boa noite, então falei a pouco sobre as alterações das API´s e que o meu ERP estava desatualizado, eu atualizei a parte de configuração da Empresa e da NFSe agora ao enviar uma nota … utilizando o endpoint ainda antigo recebo estas mensagens
Regime Especial de Tributacao nao informado para optante do simples nacional
Quando a empresa prestadora do servico for optante pelo simples nacional informe “05” MEI ou “06” ME/EPP.
Opcao SIMPLES Nacional conflita com o Regime especial de tributacao

Eu qdo atualizei o ERP , peguei uma nota emitida diretamente pelo portal , em seu xml eu observei que ela tem o regime especial de tributacao 6 e ela é uma empresa do Simples, no que eu enviei uma configuração para a nuvem fiscal com os dados
regtrib.opSimpNac : 3, regtrib.regApTribSN: 1 e regEspTrib: 6

a nota esta no endpoint https://api.nuvemfiscal.com.br/nfse/nfs_3a1248dca4fb46878b6f2d2f4d4ed33b

e como mencionei eu peguei os dados antes de criar uma nota , solicitei que baixassem um xml de uma nota feita diretamente do portal foi de onde eu obtive as informações que resultou na minha configuração, poderia me dizer o que posso estar fazendo de errado porque pelo que se percebe o retorno do meu post o xml que a Nuvem fiscal gera ele tem coisas que não estão conforme com os dados de configuração (Configuração da Empresa/NFSe ) que eu enviei, porque será ?

Bom dia, @prorisc.info.

Configure a propriedade regEspTrib com valor 0 (zero) e tente novamente.

Olá, fiz conforme solicitado, lá a empresa é do Simples , primeiro atualizei as configurações

“regTrib”: {
“opSimpNac”: 3,
“regApTribSN”: 1,
“regEspTrib”: 0
},

e no envio na nota
o retorno foi E166, Regime Especial de Tributacao nao informado para optante do simples nacional

@prorisc.info

Poderia nos informar o id dessa última nota que você enviou, por favor?

https://api.nuvemfiscal.com.br/nfse/nfs_3a1266eabc334a1c8cc1a4e7772882c4

notei também que qdo eu consulto a nota vem o json abaixo e não entendi o motivo do optando simples vir como falso

"optante_simples_nacional": false,
        "regime_tributacao": 0,
        "regime_especial_tributacao": 0,
        "incentivo_fiscal": false,
        "incentivador_cultural": false

@prorisc.info

Verificamos que o fato de você estar utilizando a emissão pelo endpoint depreciado está interferindo. E no momento, só é possível contornar esse rejeição E166 realizando a emissão pelo novo endpoint.

ok farei, mais… o que eu alterei hoje volta a configuração ou deixo como esta?

@prorisc.info

Deixe como está.

Ok, vou seguir assim

Estou vendo que muita coisa mudou, o json a ser enviado é totalmente diferente, mudar as regras no meio do jogo é complicado apesar de saber que vc´s implementaram isto já tem meses no entanto eu tendo que me adaptar ao novo modelo por conta deste problema é que acho complicado e diria que até injusto mais… fazer o que acredito que não exista outra saida.
Mais estou percebendo que talvez para fazer isto eu precise mesmo é de um curso de NFSe, aqui na documentação diz o seguinte

Código do município de incidência do ISSQN (tabela do IBGE).

Caso o envio seja pelo Sistema Nacional NFS-e, essa propriedade é ignorada e etc… etc… etc…

Como que eu sei qdo o Envio será pelo Sistema Nacional??? eu que controlo isto???

@prorisc.info

Você pode consultar o provedor utilizado por um município através do endpoint de metadados:
https://dev.nuvemfiscal.com.br/docs/api/#tag/Nfse/operation/ConsultarMetadados

Prezado acredito que hoje já finalizo, queria apenas tirar uma duvida, no caso as datas em UTC, o meu trabalho é feito para um sistema que roda em MT , a prefeitura de Brasnorte e como sabemos o horário lá é -1 Hora em relação ao de Brasilia,

Qual seria a dúvida? Poderia explicar melhor?

Olá boa tarde, cara acabei não percebendo que nem conclui, seguinte vi que agora a data para gerar ela em UTC , a duvida é esta basta eu pegar a data do sistema e formatar ela com yyyy-MM-dd T HH:mm:ss e acrescentar um “Z” ? Conforme consta na documentação tipo 2019-08-24T14:15:22Z

ou tenho que fazer algo mais… aqui no sistema esta no estado do MT, mais pode ter outro que esteja no CE

Boa tarde, @prorisc.info.

Os campos de data/hora em nossa API obedecem o padrão ISO 8601. Nele, você deve fornecer a informação do fuso horário ao final da string, sendo o Z um designador de zona que representa o fuso zero UTC.

Considerando que escrevo essa mensagem às 17h50 no fuso de Brasília, poderíamos representar esse horário em uma das seguintes formas:

  1. 2024-05-08T15:50:00-05:00 (fuso do Acre)
  2. 2024-05-08T16:50:00-04:00 (fuso do Mato Grosso)
  3. 2024-05-08T17:50:00-03:00 (fuso de Brasília)
  4. 2024-05-08T18:50:00-02:00 (fuso de Fernando de Noronha)
  5. 2024-05-08T20:50:00+00:00 (UTC)
  6. 2024-05-08T20:50:00Z (UTC)

Para mais detalhes, consulte a especificação:

tá mais ai vc esta … usando o mesmo instante 17:50 e representando ele de acordo com o fuso de outros lugares… no caso não acho que seja isto que eu deva fazer…

O ERP ele irá pegar o horario local ou seja o instante da emissão do dps ,
digamos que este instante ( naquele local ) é 18:00 o que eu vou fazer é pegar este horario formatar ele conforme descrevi acrescentar o fuso que é -04:00 e acrescentar aquele “Z” ?

vou ver ainda o artigo que vc enviou da wikipedia

@prorisc.info

Caso você utilize um fuso diferente do UTC, não precisa acrescentar o Z ao final.

No seu exemplo acima, o campo teria o seguinte valor:

  • 2024-05-08T18:00:00-04:00
1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.