Novo Hamburgo/RS - Número da nota é incoerente, considerando o valor

É a primeira vez que este comportamento ocorre, e foi no mesmo dia. Ocorreu com duas notas neste mês de agosto, onde o valor da nota no sistema não existe em nenhuma nota autorizada no portal da prefeitura.
Ao pesquisar na prefeitura pelo número da nota salvo no sistema que veio através da api, não bate com o valor do sistema.
Esse comportamento ocorreu nas duas ids abaixo, em produção:

  1. nfs_3a143158b6844c7ba9f9f9abf33e8bcb
  2. nfs_3a14323b64bc41fe8674f58260065007

Bom dia, @rafael1.

Você chegou a conferir se o número da nota que veio da API bate com o valor que está no XML retornado pela prefeitura?

Para isso, utilize o endpoint GET /nfse/{id}/xml:
https://dev.nuvemfiscal.com.br/docs/api#tag/Nfse/operation/BaixarXmlNfse

Por exemplo para a nota 506, que tem id nfs_3a143158b6844c7ba9f9f9abf33e8bcb, se eu chamar as rotinas da api para baixar o xml do rps e da nfse, os dados não são condizentes.
Vou te enviar os dois arquivos.

Esse é o retorno da api:
[2024-08-15 16:09:24] local.INFO: consultarNfse result 0 {"statusResult":{"NuvemFiscal\\Model\\Nfse":{"id":"nfs_3a143158b6844c7ba9f9f9abf33e8bcb","created_at":"2024-08-03T20:54:14+00:00","status":"autorizada","numero":"506","codigo_verificacao":"8771030824220009570478586952024087391506","link_url":"http://sync.nfs-e.net/datacenter/include/nfw/nfw_imp_notas.php?codauten=8771030824220009570478586952024087391506","data_emissao":"2024-08-04T01:00:09+00:00","ambiente":"producao","referencia":"515_240803_175412","DPS":{"serie":"1","nDPS":"514"},"mensagens":[{"codigo":"X001","descricao":"Serviço não implementado pelo Provedor."}]}},"status":"autorizada"}

@rafael1

A nota com o id informado possui as seguintes numerações:

  • NFS-e: 506
  • RPS: 514

Qual deles está incorreto?

Nenhum está errado, são numerações que seguem sequencias independentes.
O problema está no campo valor por exemplo, que na RPS consta um, e na NFSe consta outro. É como se fossem notas diferentes…
A NFSe retornada não tem nada a ver com o RPS.

@rafael1

Entendi. Obrigado pelo esclarecimento.

Verificamos que foi realizada uma tentativa de emissão em 03/08/2024 às 17h54 (horário de Brasília) do RPS número 514 que resultou em erro. Um dia depois, em 04/08, foi enviado um novo RPS de mesmo número, porém esse foi recepcionado normalmente, autorizado e convertido em NFS-e.

Entretanto, foi feita uma sincronização em 05/08 do primeiro RPS de número 514 (que até então estava com o status de erro), ocasionando uma “duplicação” com a nota que foi autorizada.

Segue os ids das notas envolvidas:

  • Enviada em 03/08: nfs_3a143158b6844c7ba9f9f9abf33e8bcb
  • Enviada em 04/08: nfs_3a14323962144c7f9fc8ae07f228bf04

A orientação é de que o endpoints de sincronização seja utilizado de forma controlada, não devendo ser utilizado caso já exista alguma outra nota autorizada com o mesmo número de RPS.

Imagino que esteja falando da função sincronizarNfse:

Porém eu não utilizo ela.
Tem algum outro cenário que causaria o problema? Ou foi alguma instabilidade mesmo?

A princípio, não.