Nuvem Fiscal - Retorno de mesma URL para referencias/notas diferentes

Boa tarde!

Estou com casos de ID de NFSe que são associadas a uma mesma nota emitida após Erro de Conexão: Erro Interno: 12152

Para contextualizar, enviei a requisição de emissão de NFSe:
02/02/2024 as 16:18:43 (Emissão NFSe):
{"provedor":"padrao","ambiente":"producao","referencia":"Y2FwaXRhbC5jYXBpdGFsX3NlcnZpY2UuNDM5MTU=",...}

Retorno:

{"id":"nfs_3a1082cc6c0b4feba49f69b9f454343e","created_at":"2024-02-02T20:18:42.811Z","status":"processando","ambiente":"producao","referencia":"Y2FwaXRhbC5jYXBpdGFsX3NlcnZpY2UuNDM5MTU=",...}

Depois enviei a consulta da NFSe (pelo id recebido):
02/02/2024 as 16:18:45 (Consulta de NFSe):
GET: https://api.nuvemfiscal.com.br/nfse/nfs_3a1082cc6c0b4feba49f69b9f454343e

Retorno:

{
    "DPS": {
        "nDPS": "16246",
        "serie": "13"
    },
    "ambiente": "producao",
    "created_at": "2024-02-02T20:18:42.811Z",
    "id": "nfs_3a1082cc6c0b4feba49f69b9f454343e",
    "mensagens": [
        {
            "codigo": "X999",
            "descricao": "Erro de Conexão: Erro Interno: 12152\r\nErro HTTP: 0\r\nURL: http://e-gov.betha.com.br/e-nota-contribuinte-ws/nfseWS\r\nErro: 12152 - \r\nFalha ao Receber Resposta. Erro: 12152 - "
        }
    ],
    "referencia": "Y2FwaXRhbC5jYXBpdGFsX3NlcnZpY2UuNDM5MTU=",
    "status": "erro"
}

Depois enviei a mesma consulta da NFSe (pelo mesmo id recebido):
02/02/2024 as 16:19:21 (Consulta de NFSe):
GET: https://api.nuvemfiscal.com.br/nfse/nfs_3a1082cc6c0b4feba49f69b9f454343e

Retorno:

{
    ...
    "id": "nfs_3a1082cc6c0b4feba49f69b9f454343e",
    "mensagens": [
        {
            "codigo": "E89",
            "correcao": "Informe corretamente o número do RPS.",
            "descricao": "Não existe na base de dados uma NFS-e emitida para o número de RPS informado."
        }
    ],
    "referencia": "Y2FwaXRhbC5jYXBpdGFsX3NlcnZpY2UuNDM5MTU=",
    "status": "erro"
}

HOJE enviei a mesma consulta da NFSe (pelo mesmo id recebido):
05/02/2024 as 15:52:30 (Consulta de NFSe):
GET: https://api.nuvemfiscal.com.br/nfse/nfs_3a1082cc6c0b4feba49f69b9f454343e

Retorno:

{
    "DPS": {
        "nDPS": "16246",
        "serie": "13"
    },
    "ambiente": "producao",
    "codigo_verificacao": "M6AQPCCJ8",
    "created_at": "2024-02-02T20:18:42.811Z",
    "data_emissao": "2024-02-02T20:42:22Z",
    "id": "nfs_3a1082cc6c0b4feba49f69b9f454343e",
    "link_url": "https://e-gov.betha.com.br/e-nota/visualizarnotaeletronica?link=17069065427602663313402910230390552414223277421168435420250",
    "mensagens": [],
    "numero": "26633",
    "referencia": "Y2FwaXRhbC5jYXBpdGFsX3NlcnZpY2UuNDM5MTU=",
    "status": "autorizada"
}

Obs.: consta que a nota foi emitida, mas esta nota que foi emitida não refere-se ao mesmo ID de referencia que enviamos na requisição inicial.

Esta requisição que foi feita inicialmente que resultou no ID nfs_3a1082cc6c0b4feba49f69b9f454343e não consta no site da prefeitura, mas a Nuvem Fiscal está retornando que ela refere-se a URL do retorno desta ultima requisição…

Obs 2.: Já aconteceu outras vezes este mesmo erro, aí eu forço meu software gerar um novo numero de referencia, e faço a emissão a partir do inicio nesta nota, aí ela é gerada com outro ID, geralmente dá certo… mas o processo precisa ser feito de forma manual.

Obs 3.: A nota que é aberta na URL retornada, refere-se outro id/requisição que foi feita pelo software, nfs_3a1082e209e4443c9bc4ca32c751dbb7… e trata-se de outro cliente, que se consultado, traz esta url.

Poderiam analisar o caso por favor?

Gostaria de uma instrução sobre como proceder nesses casos.

Boa tarde, @app.

Após análise, verificamos que ocorreu um erro de conexão no envio da nota (erro X999 - Erro de Conexão). Quando isso ocorre, a Nuvem Fiscal tenta fazer uma sincronização de forma automática a fim de saber se a prefeitura recebeu ou não a requisição anterior (erro E89). Após constatar que a requisição inicial (que tinha falhado) realmente não foi recepcionada pelo provedor, nenhuma requisição adicional foi feita de forma automática. Ou seja, o status “final” da nota foi o de erro.

Porém, o endpoint de sincronização foi chamado para a nota nfs_3a1082cc6c0b4feba49f69b9f454343e de forma manual duas vezes no dia 05/02/2024 às 16h39 e 16h46 (horário de Brasília), provocando a sincronização dos dados com uma nota que foi emitida posteriormente.

O endpoint de sincronização foi feito para ser utilizado em casos extremos, onde erros de transmissão (conexão, timeouts, etc) provocam uma inconsistência entre os dados da nota na Nuvem Fiscal e prefeitura. Portanto, a orientação é que você revise o seu código a fim de que a sincronização não seja utilizada de forma indiscriminada.

Não entendi bem essa sua observação de número 3. De acordo com o que consultei, as notas nfs_3a1082cc6c0b4feba49f69b9f454343e e nfs_3a1082e209e4443c9bc4ca32c751dbb7 pertencem à mesma empresa dentro da Nuvem Fiscal, que também é a mesma presente na URL do link da nota retornado pelo provedor da prefeitura. Poderia esclarecê-la melhor?

Quando disse cliente, eu quis dizer o cliente do nosso cliente (ou seja, o tomador do serviço), no caso eu quis dizer que trata-se de uma NFSe para tomadores diferentes.

Entendido. Obrigado pelo esclarecimento.

Perfeito, já restringi a opção, de forma que fique habilitada apenas em modo de intervenção.

Entendido, então, se acontecer novamente o mesmo caso, posso assumir que o status final é de Erro, e que o usuário pode tentar emitir novamente a NFSe de forma a obter um novo nfse ID e iniciar um novo processo de emissão… correto?

@app

A situação final da nota é de “erro” por causa do erro de transmissão. Nesse ponto, não pode-se assumir nada. É uma situação incerta e não sabemos se a prefeitura realmente recepcionou a nota e muito menos se ela foi autorizada ou negada.

Para resolver esse impasse, será necessário investigar o que de fato ocorreu. Isso pode envolver ter que consultar diretamente no portal da prefeitura, utilizar de forma controlada o endpoint de sincronização ou reajustar o sequencial de lote ou RPS nas configurações de NFS-e da empresa.

Apesar disso, iniciar um novo fluxo de emissão é também uma alternativa, que resultará em uma das seguintes situações:

  1. A nota pode ser autorizada. Nesse caso, significa que o envio anterior ou não foi recepcionado pela prefeitura ou então foi rejeitado. Nenhuma ação adicional é necessária e o fluxo pode continuar normalmente.
  2. Rejeição com alguma mensagem indicando que o número do RPS já foi processado. Ou seja, o envio anterior foi recebido pela prefeitura e a nota autorizada. É necessário, então, que a nota anterior seja sincronizada para que seu status seja atualizado de “erro” para “autorizada”. Após isso, o fluxo de emissão pode prosseguir normalmente.

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