Boa tarde suporte! Fui emitir uma nota fiscal no modelo nacional em Homolog para Belo Horizonte que, teoricamente, já se adequou ao novo padrão nacional. Apesar disso, ao tentar emitir de acordo com a tabela dos códigos nacionais, estou recebendo esse erro. Já tentei usar o código do BHISS também, mas deu conflito com o código nacional. Alguma sugestão?
{
“id”: “nfs_3a1d281361f346bd8770ba00c85e2372”,
“created_at”: “2025-10-23T11:07:01.413Z”,
“status”: “negada”,
“data_emissao”: “2025-10-23T11:07:02.944Z”,
“ambiente”: “homologacao”,
“referencia”: “NFSE20251023080700-093f9225-1f73-432”,
“DPS”: {
“serie”: “1”,
“nDPS”: “1”
},
“mensagens”: [
{
“codigo”: “E0310”,
“descricao”: “O código de tributação nacional informado não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS, conforme a lista de serviços nacional do Sistema Nacional NFS-e.”
}
]
}
Como por enquanto eu só estou emitindo com uma prefeitura eu não tive problemas com esse código, mas eu fiz alguns testes com cidades diferentes e dependendo do código, algumas coisas podem mudar. Depois eu pretendo dar uma entendida melhor
Estou com o mesmo problema do @pedro.flores para prefeitura de Curitiba, tentei mudar a forma do cTribNac como vc indicou mas retornou outro erro, The ‘http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse:cTribNac’ element
is invalid - The value ‘0802’ is invalid according to its datatype, o campo deve ter cTribNac 6 dígitos, o erro original que estou enfretando é esse (
[Codigo] => E0314
[Descricao] => O código de tributação municipal informado não existe ou não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS. Para o cTribNac 080201, alguém tem mais alguma dica de como resolver?
Putz, então nesse caso eu não sei te dizer, porque o erro retornado ta sendo do código inválido.
Da uma olhada se esse é realmente o código que a Nuvem Fiscal ta recebendo
colocando 001 no cTribMun, muda o erro. Como o CNPJ não esta no simples, retorna:
[codigo] => E0160
[descricao] => No mês de competência da NFS-e, a opção de situação perante o Simples Nacional, do prestador, informada na DPS não está de acordo com o cadastro Simples Nacional.
O problema é que mesmo em homologação o SN esta aceitando somente empresas do SIMPLES.
Testei com uma que se enquadra, e foi. Mudou o erro, mas colocar 001 no cTribMun funcionou.