Problemas com NFS-e durante indisponibilidade

Boa tarde pessoal, tudo bem ?

Ontem a noite acho que houve uma pequena indisponibilidade na API enquanto um de nossos clientes estava emitindo algumas notas onde percebemos uma situação um pouco inusitada…

As notas nfs_3a119ec665f542daa6be503ec57c889a e nfs_3a119ec6b4e7463a936b9b9a482d68ba foram autorizadas mesmo sendo passado a mesma referência (61227127-cfae-400a-a74d-daa8b2d764af). Até onde eu saiba, a API deveria bloquear e rejeitar a criação de um segundo documento se fosse utilizada a mesma referência, certo ?

Não sei exatamente o que aconteceu durante essa indisponibilidade, mas isso fez com que fossem emitidos 5 documentos duplicados (pela falta de resposta, o cliente acabou emitindo novamente e, na verdade, os documentos haviam sido emitidos pela Nuvem porém não tinham retornado os IDs).

Para resolver isso, cancelamos os documentos que foram emitidos em duplicidade, porém isso resultou em outro problema: a prefeitura requer uma aprovação se não me engano do contador para essa ação de cancelamento e, por conta disso, a Nuvem retorna que o cancelamento foi rejeitado e que não foi encontrado o cancelamento, esse é o comportamento esperado mesmo ?

Exemplo de retorno da Nuvem (para esses mesmos IDs que passei aí em cima):

{
    "cancelamento": {
        "id": "3a119edd-aafa-4852-8707-82c6fd70452a",
        "status": "rejeitado",
        "motivo": "Nota emitida em duplicidade.",
        "data_hora": "2024-03-29T00:09:42.821Z",
        "mensagens": [
            {
                "codigo": "A959",
                "descricao": "Protocolo: 17891. Solicitação de cancelamento efetuada em 28/03/2024 às 21:09 e encaminhada para a análise. A deliberação da solicitação será enviada para o seu e-mail de contato ***@***"
            },
            {
                "codigo": "X209",
                "descricao": "Retorno do Cancelamento não encontrado."
            }
        ]
    }
}

Boa tarde, @cloudhotels.

Correto.

A princípio, o comportamento esperado seria esse mesmo, pois o provedor dessa prefeitura não oferece uma maneira de se consultar o cancelamento. O que pode ser feito é a sincronização da nota após o cancelamento ser feito do lado da prefeitura, para atualizar os dados na Nuvem Fiscal.