Problemas com NFS-e durante indisponibilidade

Boa tarde pessoal, tudo bem ?

Ontem a noite acho que houve uma pequena indisponibilidade na API enquanto um de nossos clientes estava emitindo algumas notas onde percebemos uma situação um pouco inusitada…

As notas nfs_3a119ec665f542daa6be503ec57c889a e nfs_3a119ec6b4e7463a936b9b9a482d68ba foram autorizadas mesmo sendo passado a mesma referência (61227127-cfae-400a-a74d-daa8b2d764af). Até onde eu saiba, a API deveria bloquear e rejeitar a criação de um segundo documento se fosse utilizada a mesma referência, certo ?

Não sei exatamente o que aconteceu durante essa indisponibilidade, mas isso fez com que fossem emitidos 5 documentos duplicados (pela falta de resposta, o cliente acabou emitindo novamente e, na verdade, os documentos haviam sido emitidos pela Nuvem porém não tinham retornado os IDs).

Para resolver isso, cancelamos os documentos que foram emitidos em duplicidade, porém isso resultou em outro problema: a prefeitura requer uma aprovação se não me engano do contador para essa ação de cancelamento e, por conta disso, a Nuvem retorna que o cancelamento foi rejeitado e que não foi encontrado o cancelamento, esse é o comportamento esperado mesmo ?

Exemplo de retorno da Nuvem (para esses mesmos IDs que passei aí em cima):

{
    "cancelamento": {
        "id": "3a119edd-aafa-4852-8707-82c6fd70452a",
        "status": "rejeitado",
        "motivo": "Nota emitida em duplicidade.",
        "data_hora": "2024-03-29T00:09:42.821Z",
        "mensagens": [
            {
                "codigo": "A959",
                "descricao": "Protocolo: 17891. Solicitação de cancelamento efetuada em 28/03/2024 às 21:09 e encaminhada para a análise. A deliberação da solicitação será enviada para o seu e-mail de contato ***@***"
            },
            {
                "codigo": "X209",
                "descricao": "Retorno do Cancelamento não encontrado."
            }
        ]
    }
}

Boa tarde, @cloudhotels.

Correto.

A princípio, o comportamento esperado seria esse mesmo, pois o provedor dessa prefeitura não oferece uma maneira de se consultar o cancelamento. O que pode ser feito é a sincronização da nota após o cancelamento ser feito do lado da prefeitura, para atualizar os dados na Nuvem Fiscal.

Bom dia, @arimateia, tudo bem ?

Vocês conseguiram dar uma olhadinha nesse problema? Verificando a situação da prefeitura de Macaé notamos que uma outra empresa teve uma nota de quase R$40 mil duplicada também na Nuvem, que foi informado o mesmo campo de referência, e como só verificamos isso hoje, teve um impacto grande na guia de imposto desse cliente.

Notas nfs_3a11b1528c5949629978ea407b7a4bdc e nfs_3a11b153cf7143a78e3ff0b2f45264f9 tem a mesma referência bfe330e6-cf1a-4891-be5a-fb33f8c756af.

Existe alguma forma fácil de verificarmos se tiveram outros casos como esse de notas duplicadas (com mesma referência) autorizadas na Nuvem ?

O endpoint de listagem de NFS-e possui um parâmetro para buscar pela referência:
https://dev.nuvemfiscal.com.br/docs/api/#tag/Nfse/operation/ListarNfse

Boa tarde, @arimateia, mas nesse caso eu teria que buscar um documento por vez, para saber se retornaria um array com mais de um elemento, né ?

Estava querendo saber se vocês conseguiam ver de repente de uma forma mais fácil, pelo BD ou algo do gênero, utilizando um group by da referência, para saber se existiam outros documentos que foram duplicados…

E, claro, saber se esse problema já foi resolvido para que não ocorra mais e que quando informarmos a mesma referência, o documento seja recusado de antemão.

Boa tarde, @cloudhotels.

Conseguimos sim. Seguem as referências:

04d3be3b-2c38-49a7-9652-637fbce2c410
2eff6d7e-98ab-4940-b540-f36d91d981bd
61227127-cfae-400a-a74d-daa8b2d764af
9554a6cb-4c51-42bd-870d-3e6c77406731
bfe330e6-cf1a-4891-be5a-fb33f8c756af
f242c6ce-de1f-4f60-977b-6cb6935394d6