Retorno do Webservice - NFSe Novo Hamburgo/RS

Existe alguma forma de verificar o retorno original do webservice da prefeitura? Se sim, eu conseguiria analisar o problema por aqui mesmo.

Estou usando a função emitirNfseDps através do SDK PHP e recebendo estas mensagens de erro:

[0] => NuvemFiscal\Model\NfseMensagemRetorno Object
(
    [openAPINullablesSetToNull:protected] => Array
        (
        )
    [container:protected] => Array
        (
            [codigo] => X201
            [descricao] => WebService retornou um XML vazio.
            [correcao] => 
        )
)
[1] => NuvemFiscal\Model\NfseMensagemRetorno Object
(
    [openAPINullablesSetToNull:protected] => Array
        (
        )
    [container:protected] => Array
        (
            [codigo] => NF999
            [descricao] => Número de protocolo não retornado pelo provedor.
            [correcao] => 
        )
)

Porque se a mensagem é verídica (“WebService retornou um XML vazio”), não faria muito sentido, ao menos um código de status diferente deveria aparecer.

Bom dia @rafael1,

Favor informar o id da nota.

Segue um id: nfs_3a0a075e81e14f9b9ef9d205aa0a741a

Realmente não temos retorno algum. Para conseguir mais detalhes, teríamos que simular uma emissão com os seus dados e certificado em ambiente de desenvolvimento.

Você poderia confirmar com o suporte da prefeitura se o ambiente de homologação está operando normalmente?

Como é uma alteração recente da prefeitura, pode ser que não esteja ok ainda, vou tentar falar com eles primeiro, para ver se tenho alguma informação, e depois retorno aqui.

O pessoal da prefeitura solicitou o envio do xml para o e-mail nfsenovohamburgo@ipm.com.br, aos cuidados do Jean. Como não tenho o acesso ao xml por aqui, como fizemos? Vocês mesmos mandam ou me disponibilizam o xml?

Boa tarde @rafael1,

Qual o XML que eles estão solicitando? Do RPS ou da request SOAP?

Caso seja o do RPS enviado, ele pode ser obtido através do seguinte endpoint: API Nuvem Fiscal | Nuvem Fiscal

Consegui baixar o xml conforme me passou, e enviei para eles, aí retornaram com a seguinte informação:

Isso ocorre pois o seu XML não está no padrão ABRASF 2.04 com os SCHEMAS e estrutura corretas.
Segue anexo alguns exemplos de XML de requisição para que você possa avaliar.

Fiz a conferência dos campos do xml que eles mandaram (Emissão Singular.txt) com os campos que estou enviando (xml enviado.xml), e a única tag que tem diferença é a Valores, onde na minha tem somente um campo, mas não acredito que seja isso, porque senão teria uma resposta do webservice.

Coloquei em anexo o xml que estou enviando (só troquei os códigos de inscrição), e os 4 arquivos que eles mandaram.

Gostaria que verificassem se a parte do cabeçalho para envio está conforme o exemplo deles.

exemplos.zip (16,4,KB)

Bom dia @rafael1,

Está tudo certo com o XML gerado.

Você conseguiu verificar com eles se o ambiente de homologação está operando normalmente?

E sobre isso, você autoriza?

Boa tarde, sobre o ambiente de homologação eu questionei de novo via e-mail hoje de manhã, estou aguardando a resposta.

Autorizo sim o uso em ambiente de homologação.

Descobri que o erro de retorno de xml vazio ocorre quando o usuário e senha de autenticação da prefeitura estão errados.

Só para teste, eu troquei a senha informando a correta e configurei a senha com uma exclamação a mais no final, só para seguir com o problema, que aí se conseguirem ajustar o retorno do webservice para mostrar o erro real, fica melhor.

Em testes que fiz pelo postman, consegui o erro real, quando mando com usuário errado:

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<retorno>
    <msg>Acesso Negado!</msg>
    <sis>EST</sis>
    <code>401</code>
</retorno>

Boa tarde @rafael1,

Realizamos um ajuste na comunicação com o provedor IPM. Agora, o erro 401 - Acesso Negado é exibido nas mensagens da nota fiscal para esse cenário onde as credenciais configuradas para o provedor estão incorretas.

Obrigado pela sugestão.

1 curtida

Fiz um teste agora e o retorno que recebo é 401 - Acesso negado. O problema era só as suas credenciais que estavam incorretas? Deu tudo certo após corrigi-las?

Ótimo, fiz o teste antes de ajustar as credencias, e estava voltando como acesso negado (que era o esperado, antes mostrava erro de xml vazio).
Depois de ajustado as credencias, agora recebo o erro para configurar o item da lista de serviço, e é isso mesmo, vou dar andamento para corrigir.

Muito obrigado!

1 curtida

Consegui concluir os ajustes e deu tudo certo com a emissão da primeira nota em homologação. Muito obrigado.

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.