Bom dia.
Ao emitir a primeira NFSe hoje, retornou: ServerError - Internal server error: BwiMSrz91hiDekpmO-LD-Q.
Id da nota: nfs_3a1ea57b0aba4c33ac2d40d6f795c795
A prefeitura de Tubarão-SC nos informou que a partir deste mês a emissão é pelo ambiente nacional.
Mudei o provedor para “nacional” e apresentou os seguintes erros:
400
Validation failed
O campo ‘InfDPS.Serv.CServ.CTribNac’ não corresponde ao formato esperado ^([0-9]{6})$
O campo ‘InfDPS.Serv.CServ.CTribMun’ não corresponde ao formato esperado ^([0-9]{3})$
Atlerei o CTribNac e sobrou o erro do CTribMun. Onde encontro esta lista?
Coloquei um código com 3 dígitos, e agora deu esses erros:
400
Validation failed
Element ‘vDR’ is unexpected according to content model of parent element ‘vDedRed’.
Element ‘pTotTrib’ is unexpected according to content model of parent element ‘totTrib’.
Tirei essas tags, e agora deu esse erro:
Sem status: {
“id”: “nfs_3a1ea5f621764020acccd30123701278”,
“created_at”: “2026-01-05T14:50:00.950Z”,
“status”: “negada”,
“data_emissao”: “2026-01-05T14:50:02.818Z”,
“ambiente”: “producao”,
“DPS”: {
“serie”: “1”,
“nDPS”: “7868”
},
“mensagens”: [
{
“codigo”: “E0008”,
“descricao”: “A data de emissão da DPS não pode ser posterior à data do seu processamento.”
}
]
}
Sim, já acertei a data do meu servidor. Agora deu esse erro:
O código de tributação municipal informado não existe ou não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS.
É referente ao código da atividade municipal, cuja lista não acho em lugar nenhum.
Passou com 000.
Agora tá dando esse erro:
Erro: E0700
O valor do tributo IRRF deve ser maior que zero e menor que o valor do serviço informado na DPS.
Parece que a sefaz tá entendendo que tem IR retido na fonte.
Esse é um erro retornado diretamente pelo Ambiente Nacional de NFS-e. Como trata-se de uma mensagem genérica (“E999 – Erro não catalogado”), não há detalhes sobre a causa específica, e portanto não temos como identificar exatamente o motivo do problema apenas com base no retorno recebido.
Favor baixar o XML gerado (disponível no endpoint GET /nfse/{id}/xml/dps) e verificar se é possível identificar alguma possível inconsistência nos dados. Em situações assim, pequenas divergências ou campos preenchidos fora do padrão esperado podem levar o ambiente nacional a retornar erros não catalogados.
Quando não é possível identificar a causa exata, o ideal é entrar em contato com o suporte do Portal Nacional para relatar o ocorrido, já que somente eles conseguem analisar o processamento interno do webservice.
Na impossibilidade de acionar o suporte, alguns usuários têm relatado sucesso seguindo uma abordagem de tentativa e erro, removendo gradualmente alguns campos opcionais do XML para testar a autorização da nota. Entre os campos que já foram apontados como potenciais causadores estão:
Telefone do tomador
E-mail do tomador
Informações complementares
Outros campos não obrigatórios pelo schema
Uma alternativa é tentar enviar a nota apenas com os campos obrigatórios e, caso seja autorizada, ir reintroduzindo os demais campos até identificar qual deles causa a rejeição.
Nusssss. Agora lascou. Eu enviei inicialmente da mesma forma que enviava quando era padrão prefeitura. Mudei para nacional e fui tirando tags que não aceitava zerado. Até chegar nesse erro não catalogado.
Consegui autorizar a nota.
O erro não catalogado provavelmente era porque eu estava enviando cTribMun 000, que eu estava enviando por não aceitar em branco. No caso, deixei de enviar essa tag.