Tentando montar PayLoad com base na documentação

Boa Tarde,

Estou tentando montar um payload com base na documentação, mas existem campos que não estão claros o preenchimento, como versao e diversos outros campos, que no payload exemplo, estão desatualizados ou com informações genéricas “string”. Onde existe payloads exemplo atualizado?

Obrigado,

Boa tarde, @alexandre.

Na nossa documentação, a seção central de cada endpoint apresenta a estrutura completa do JSON, com todos os campos, tipos e descrições detalhadas. É ali que você encontra a referência oficial de preenchimento.

Veja um exemplo no print abaixo:

Um ponto importante é que o nosso JSON é um espelho direto do layout oficial em XML da SEFAZ. Ou seja, os nomes dos campos, obrigatoriedades e formatos seguem exatamente o padrão do manual técnico da NF-e/NFC-e. Dessa forma, além da nossa documentação, você pode (e deve) usar também o manual oficial da SEFAZ como referência.

Ok, mas veja por exemplo, alguns campos, como Versao, onde na seção central veja como informa! ou seja, não está claro o que exatamente preencher, caso houver acesso a algum payload exemplo, com dados corretos, ficaria mais claro, compreende?

Essa descrição do campo versao é idêntica a do Manual de Orientação ao Contribuinte (MOC) do Padrão da NF-e e dos schemas XSD.

Na dúvida, sempre consulte os manuais oficiais ou o seu contador.

Ok Arimateia, compreendi, apenas estou te informando um feedback em melhorar a documentação, pois o normal seria seguirmos a sua documentação e não documentação externa. Conhecemos os campos oficiais, uma vez que temos sistema em produção ha mais de 20 anos, mas acredito que não tenha conseguido te explicar melhor a dificuldade. Desculpe.

Nossa documentação não tem a pretensão de substituir a documentação oficial da SEFAZ. Ela existe para descrever a integração com a nossa API e, por isso, os campos, descrições e regras já refletem exatamente o que está no Manual de Orientação ao Contribuinte e nos XSDs oficiais.

Nesse sentido, não há o que “adaptar” ou reinterpretar, pois qualquer dúvida sobre preenchimento, versões ou regras de negócio necessariamente precisa ser validada na documentação oficial, que é a fonte normativa.

1 curtida

Ok, entendido, obrigado pelos esclarecimentos, mas existe algum payload simples divulgado pela nuvemfiscal de uma venda exemplo de NFCe em algum local? Fiz um payload, para auxiliar os demais usuários, posso postar aqui?

Olá Alexandre, se puder me mandar um exemplo do que usou e deu certo, estou tendo dificuldades aqui…pode me mandar em uma mensagem privada, grato!