Teste de Emissão retorna status Negada

Olá, meus caros tentando emitir uma NFSe em ambiente SandBox mais sempre retorna negada, a principio isto indica que esta tudo conforme o programado , envio, consulto, obtenho o status, as mensagens mais fica uma duvida qual o motivo do status negado? tentei na sexta e hoje a mesma coisa então fica a questão fiz algo errado ou esta tudo certo?

{
    "ambiente": "homologacao",
    "rps": {
        "data_emissao": "2022-12-23T19:36:06",
        "competencia": "2022-12-23",
        "prestador": {
            "cpf_cnpj": "42334956000170"
        },
        "tomador": {
            "cpf_cnpj": "31173432027",
            "nome_razao_social": "THIAGO FONSECA",
            "fone": "",
            "email": "delphoserp@gmail.com",
            "endereco": {
                "logradouro": "RUA JACARANDA",
                "numero": "265",
                "bairro": "CENTRO",
                "codigo_municipio": "5101902",
                "cidade": "BRASNORTE",
                "uf": "MT",
                "codigo_pais": "1058",
                "pais": "BRASIL",
                "cep": "78350000"
            }
        },
        "servicos": [{
                "iss_retido": false,
                "responsavel_retencao": 1,
                "item_lista_servico": "14.01",
                "codigo_cnae": "4520001",
                "discriminacao": "ACAI G 1 LITRO 1  VL. UNIT. 10,99 DESC  0,00 VL. TOTAL  10,99",
                "codigo_municipio": "5101902",
                "exigibilidade_iss": 1,
                "codigo_municipio_incidencia": "5101902",
                "valores": {
                    "valor_unitario": 10.99,
                    "valor_servicos": 10.99,
                    "valor_deducoes": 0.0,
                    "valor_pis": 0.0,
                    "valor_cofins": 0.0,
                    "valor_inss": 0.0,
                    "valor_ir": 0.0,
                    "valor_csll": 0.0,
                    "valor_outras_retencoes": 0.0,
                    "valor_iss": 0.22,
                    "valor_iss_retido": 0.0,
                    "valor_liquido": 10.99,
                    "aliquota_iss": 2.0,
                    "desconto_incondicionado": 0.0,
                    "desconto_condicionado": 0.0
                }
            }
        ]
    }
}

Recebo a lista de mensagens abaixo a qual desconsidero a que se refere ao cnpj

{
            "codigo": "E138",
            "descricao": "Usuario nao autorizado a realizar o servico.",
            "correcao": "Informe os dados de um usuario autorizado a executar o servico."
        }, {
            "codigo": "E258",
            "descricao": "CNPJ/CPF do prestador do servico invalido.",
            "correcao": "Informe o numero do CNPJ com 14 posicoes ou o CPF do prestador do servico com 11 posicoes."
        }, {
            "codigo": "E43",
            "descricao": "Inscricao Municipal do prestador do servico nao encontrada na base de dados  do municipio.",
            "correcao": "Nao existe registro de inscricao municipal que corresponda ao numero informado."
        }, {
            "codigo": "E178",
            "descricao": "Lote aguardando processamento.",
            "correcao": "O lote de RPS correspondente ao protocolo informado foi recebido pela Prefeitura, mas ainda nao foi processado."
        }, {
            "codigo": "X202",
            "descricao": "Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)"
        }

Olá @prorisc.info,

Você poderia nos informar o id da NFS-e?

segue 3a086781-ee32-4ce1-9ff7-ba15065ff207

Olá! Alguma novidade?

Olá @prorisc.info,

Está tudo certo com o seu lote e as mensagens recebidas foram geradas pelo provedor/prefeitura. Como você está enviando utilizando a API Sandbox, então está utilizando o ambiente de homologação da prefeitura, que pode não estar funcionando adequadamente.

Assim, talvez fosse melhor você testar o envio na API de Produção da Nuvem Fiscal e transmitir a NFS-e em ambiente de produção da prefeitura para ver se recebe as mesmas mensagens.

Olá boa tarde, sim fiz em produção e para minha surpresa também foi negada mais um fato curioso ao meu ver, a lista de mensagens para o status negada foi a seguinte

[{
            "codigo": "E178",
            "descricao": "Lote aguardando processamento.",
            "correcao": "O lote de RPS correspondente ao protocolo informado foi recebido pela Prefeitura, mas ainda nao foi processado."
        }, {
            "codigo": "X202",
            "descricao": "Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)"
        }
    ]

achei muito estranho este retorno acima, dai o que fiz enviei novamente e novamente foi negado mais agora a mensagem já foram outras sem eu ter alterado os dados do rps

{
            "codigo": "E35",
            "descricao": "Codigo de tributacao inexistente.",
            "correcao": "Consulte a legislacao vigente para saber o Codigo de tributacao que devera ser informado."
        }, {
            "codigo": "E202",
            "descricao": "Codigo de tributacao nao informado",
            "correcao": "Informe o codigo de tributacao referente aos servicos prestados"
        }, {
            "codigo": "E220",
            "descricao": "Valor do ISSQN informado indevidamente.",
            "correcao": "O valor do ISSQN sera calculado pela Prefeitura e nao deve ser informado pelo contribuinte."
        }, {
            "codigo": "X202",
            "descricao": "Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)"
        }

e segue a minha postagem

{"ambiente":"producao","rps":{"data_emissao":"2022-12-27T20:32:43","competencia":"2022-12-27","prestador":{"cpf_cnpj":"42334956000170"},"tomador":{"cpf_cnpj":"31173432027","nome_razao_social":"THIAGO FONSECA","fone":"","email":"delphoserp@gmail.com","endereco":{"logradouro":"RUA JACARANDA","numero":"265","bairro":"CENTRO","codigo_municipio":"5101902","cidade":"BRASNORTE","uf":"MT","codigo_pais":"1058","pais":"BRASIL","cep":"78350000"}},"servicos":[{"iss_retido":false,"responsavel_retencao":1,"item_lista_servico":"14.01","codigo_cnae":"4520001","discriminacao":"SERVICO TESTE NFSE 1  VL. UNIT. 10,99 DESC  0,00 VL. TOTAL  10,99","codigo_municipio":"5101902","exigibilidade_iss":1,"codigo_municipio_incidencia":"5101902","valores":{"valor_unitario":10.99,"valor_servicos":10.99,"valor_deducoes":0.0,"valor_pis":0.0,"valor_cofins":0.0,"valor_inss":0.0,"valor_ir":0.0,"valor_csll":0.0,"valor_outras_retencoes":0.0,"valor_iss":0.22,"valor_iss_retido":0.0,"valor_liquido":10.99,"aliquota_iss":2.0,"desconto_incondicionado":0.0,"desconto_condicionado":0.0}}]}}

Dai agora eu coloquei o código de tributação que foi apontado na lista, que é o mesmo item lista de serviço e de valores como na lista de retorno anterior informou que não era para enviar o valor do iss que isto a prefeitura mesmo que calculava então tirei tudo de valor, foi apenas o que a api na sua documentação aponta como requerido que é o valor Unitário

Retorno Novamente Negado mais não entendo como posse ser negado com esta lista de mensagens

{
    " id ": " 3a0871de - d7a8 - 44ce - 8bb6 - 316dacdfa80e ",
    " created_at ": " 2022 - 12 - 28T21: 02: 58.968Z ",
    " status ": " negada ",
    " ambiente ": " producao ",
    " declaracao_prestacao_servico ": {
        " rps ": {
            " identificacao_rps ": {
                " numero ": " 1000 ",
                " serie ": " 1 "
            },
            " data_emissao ": " 2022 - 12 - 27T20: 32Z "
        },
        " competencia ": " 2022 - 12 - 27 ",
        " prestador ": {
            " cpf_cnpj ": " 42334956000170 ",
            " inscricao_municipal ": " 140018992021 ",
            " nome_razao_social ": " DF CAR LTDA ",
            " nome_fantasia ": " DF CAR ",
            " fone ": " 6635922237 ",
            " email ": " dfcar.autoeletrica @ hotmail.com ",
            " endereco ": {
                " logradouro ": " RUA TIBAGI ",
                " numero ": " 1325 ",
                " bairro ": " CENTRO ",
                " codigo_municipio ": " 5101902 ",
                " cidade ": " BRASNORTE ",
                " uf ": " MT ",
                " codigo_pais ": " 1058 ",
                " pais ": " BRASIL ",
                " cep ": " 78350000 "
            },
            " optante_simples_nacional ": true,
            " regime_tributacao ": 1,
            " regime_especial_tributacao ": 6,
            " incentivo_fiscal ": true,
            " incentivador_cultural ": false
        },
        " tomador ": {
            " cpf_cnpj ": " 31173432027 ",
            " nome_razao_social ": " THIAGO FONSECA ",
            " email ": " delphoserp @ gmail.com ",
            " endereco ": {
                " logradouro ": " RUA JACARANDA ",
                " numero ": " 265 ",
                " bairro ": " CENTRO ",
                " codigo_municipio ": " 5101902 ",
                " cidade ": " BRASNORTE ",
                " uf ": " MT ",
                " codigo_pais ": " 1058 ",
                " pais ": " BRASIL ",
                " cep ": " 78350000 "
            }
        },
        " servicos ": [{
                " iss_retido ": false,
                " responsavel_retencao ": 1,
                " item_lista_servico ": " 14.01 ",
                " codigo_cnae ": " 4520001 ",
                " codigo_tributacao_municipio ": " 14.01 ",
                " discriminacao ": " SERVICO TESTE NFSE 1 VL.UNIT.10, 99 DESC 0, 00 VL.TOTAL 10, 99 ",
                " codigo_municipio ": " 5101902 ",
                " tipo_tributacao ": 6,
                " exigibilidade_iss ": 1,
                " codigo_municipio_incidencia ": " 5101902 ",
                " quantidade ": 1,
                " valores ": {
                    " valor_unitario ": 10.99,
                    " valor_servicos ": 10.99
                }
            }
        ]
    },
    " mensagens ": [{
            " codigo ": " E178 ",
            " descricao ": " Lote aguardando processamento.",
            " correcao ": " O lote de RPS correspondente ao protocolo informado foi recebido pela Prefeitura, mas ainda nao foi processado."
        }, {
            " codigo ": " X202 ",
            " descricao ": " Lista de NFSe não encontrada!(ListaNfse)"
        }
    ]
}

como algo esta negado e ao mesmo tempo aguardando processamento?

Boa tarde @prorisc.info,

Já estamos verificando esse seu caso. Favor aguardar.

@prorisc.info,

Pronto, consulte novamente a nota:
GET /nfse/3a0871de-d7a8-44ce-8bb6-316dacdfa80e

Caso tenha alguma outra nota na mesma situação, favor nos informar o id.

Olá boa tarde, então pode ser que eu não tenha entendido mais era apenas para consultar? porque consultei e não tem nada de diferente a consulta retorna negada e com aquelas mensagens o que mudou foi que veio mais mensagens

na primeira vez que enviei um rps enviei com tudo que era valores (dias atras) que eu costumava enviar e deu tudo certo, posteriormente fiz o cancelamento.
neste penultimo recebi uma mensagem que eu estava enviando valores e que não precisava a prefeitura que iria calcular, dai alterei o sistema , removi tudo e enviei
agora qdo fiz a consulta tem lá na mensagem
Aliquota nao informada para retencao do ISSQN no Simples Nacional

Ficou dificil de entender, se altero o programa novamente para enviar, se deixo como esta …

As Mensagens na consulta que fiz agora tem o seguinte

{
            "codigo": "E178",
            "descricao": "Lote aguardando processamento.",
            "correcao": "O lote de RPS correspondente ao protocolo informado foi recebido pela Prefeitura, mas ainda nao foi processado."
        },
        {
            "codigo": "X202",
            "descricao": "Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)"
        },
        {
            "codigo": "E163",
            "descricao": "Aliquota nao informada para retencao do ISSQN no Simples Nacional",
            "correcao": "Informe um percentual de acordo com o enquadramento na tabela de aliquota do simples nacional."
        },
        {
            "codigo": "X202",
            "descricao": "Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)"
        }

Boa noite @prorisc.info,

Nesse caso, a nota foi negada pelo motivo informado na mensagem de código E163.

Inclui no json o que foi observado ou seja a aliquota e olha

status negado

e como algo esta com status negado e a mensagem ( ao meu ver não diz algo que seja razoavel )
Lote aguardando processamento

3a087ce0-909f-4cf2-a198-7d0451d03d19

segue o json enviado

{
    "ambiente": "producao",
    "rps": {
        "data_emissao": "2022-12-27T20:32:00",
        "competencia": "2022-12-27",
        "prestador": {
            "cpf_cnpj": "42334956000170"
        },
        "tomador": {
            "cpf_cnpj": "31173432027",
            "nome_razao_social": "THIAGO FONSECA",
            "fone": "",
            "email": "delphoserp@gmail.com",
            "endereco": {
                "logradouro": "RUA JACARANDA",
                "numero": "265",
                "bairro": "CENTRO",
                "codigo_municipio": "5101902",
                "cidade": "BRASNORTE",
                "uf": "MT",
                "codigo_pais": "1058",
                "pais": "BRASIL",
                "cep": "78350000"
            }
        },
        "servicos": [{
                "iss_retido": false,
                "responsavel_retencao": 1,
                "item_lista_servico": "1401",
                "codigo_cnae": "4520001",
                "codigo_tributacao_municipio": "1401",
                "discriminacao": "SERVICO TESTE NFSE 1  VL. UNIT. 10,99 DESC  0,00 VL. TOTAL  10,99",
                "codigo_municipio": "5101902",
                "exigibilidade_iss": 1,
                "codigo_municipio_incidencia": "5101902",
                "valores": {
                    "valor_unitario": 10.99,
                    "aliquota_iss": 2.0
                }
            }
        ]
    }
}

Olá @prorisc.info,

Você está correto, realmente não era pra isso ocorrer.

Já estamos verificando o que pode ter acontecido e retornamos em breve.

Boa noite @prorisc.info.

O que ocorre é que o web service de Brasnorte/MT está se mostrando bem diferente e inconsistente com a maioria das outras prefeituras. Assim, tivemos que fazer algumas modificações específicas para ele. Verifique novamente agora e nos avise caso tenha mais problemas.

Olá Arimateia Jr bom dia meu caro, sim sei que Prefeitura bem diferente da Sefaz tem destas coisas e eu que estou com problemas em uma imagina vc´s ai do suporte, eu realmente já estava stressssado e me desculpe ai algo que mencionei

Olha só dou manutenção no sistema no fim da tarde então no momento vou ficar devendo mais ao voltar ao trabalho no projeto vejo e te posiciono, no mais muito obrigado!

Tudo Ok NFSe Emitida!!!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.