Teste emissão NFS-e Postman, mas sempre retorna erros 'InfDPS.Id' e 'InfDPS.Serie' não corresponde ao formato esperado

Poderia me ajudar por favor, estou testando a emissão NFS-e através do Postman na Nuvem Fiscal com “provedor”: “nacional”, “ambiente”: “homologacao” e “tpAmb”:, mas sempre retorna os erros “O campo ‘InfDPS.Id’ não corresponde ao formato esperado ^(DPS[0-9]{42})$” e
“O campo ‘InfDPS.Serie’ não corresponde ao formato esperado ^(\d{1,5})$”, sendo que pelo que eu li na documentação esses campos são montados pela API da Nuvem Fiscal, poderia me informar o que está errado? segue código JSON que está sendo enviado com campos sensíveis ofuscados. muito obrigado

{
“provedor”: “nacional”,
“ambiente”: “homologacao”,
“referencia”: “321189990001990000001”,
“infDPS”: {
“tpAmb”: 2,
“dhEmi”: “2025-10-20T09:00:00Z”,
“verAplic”: “V1.01”,
“dCompet”: “2025-10-20”,
“prest”: {
“CNPJ”: “32118999000199”,
“CPF”: null,
“regTrib”: {
“regEspTrib”: 0
}
},
“toma”: {
“orgaoPublico”: false,
“CNPJ”: “03571999900799”,
“CPF”: null,
“NIF”: null,
“cNaoNIF”: 2,
“CAEPF”: null,
“IM”: “73999547”,
“IE”: null,
“xNome”: “InforTxxxx Treinamento Ltda”,
“end”: {
“endNac”: {
“cMun”: “3304557”,
“CEP”: “20030099”
},
“xLgr”: “Av. Venezuela”,
“nro”: “99”,
“xCpl”: “999”,
“xBairro”: “Saúde”
},
“fone”: “2122959999”,
“email”: “[email protected]
},
“serv”: {
“locPrest”: {
“cLocPrestacao”: “3304557”,
“cPaisPrestacao”: “BR”
},
“cServ”: {
“cTribNac”: “010701”,
“cTribMun”: null,
“CNAE”: “6201-5/01”,
“xDescServ”: “Descrição de teste emissão NFS-e Nuvem Fiscal”,
“cNBS”: “115013000”
},
“infoCompl”: {
“idDocTec”: null,
“docRef”: “Informxxxx0000001, 1033”,
“xInfComp”: “Informações complementares de teste”
}
},
“valores”: {
“vServPrest”: {
“vServ”: 10.00
},
“trib”: {
“tribMun”: {
“tribISSQN”: 1,
“cLocIncid”: “3304557”,
“cPaisResult”: “BR”
},
“tribFed”: {
“piscofins”: {
“CST”: “01”,
“vBCPisCofins”: 10.00,
“pAliqPis”: 1.65,
“pAliqCofins”: 7.6,
“vPis”: 0.16,
“vCofins”: 0.76,
“tpRetPisCofins”: 1
},
“vRetCP”: 0.01,
“vRetIRRF”: 0.15,
“vRetCSLL”: 0.10
},
“totTrib”: {
“indTotTrib”: 0
}
}
}
}
}

Pessoal da Nuvem Fiscal, poderia responder por favor? tem outra forma de falar com vocês?

Boa tarde, @desenvolvimento.rj.

Verifique se a série configurada no serviço de NFS-e para essa empresa contém apenas caracteres numéricos.

Oi Arimateia, boa noite! obrigado pela resposta mas no JSON que está no site de vocês não tem serie e na documentação informa que ID e Serie são montados pela Nuvem Fiscal com base em outras informações do JSON, o único campo que contém serie é serieNFS que faz parte do Grupo de informações de NF ou NFS (Modelo não eletrônico)

São montados pela Nuvem, porém é baseado na configuração do serviço de NFS-e, conforme documentação:

Segue a documentação completa:

Oi Arimateia, boa noite! tudo bem? desculpe pela demora, consegui evoluir mas agora estou recebendo erro de que o IM do Prestador não deve ser informado, mas esse campo não foi informado, até porque não existe no JSON da Nuvem mas consta da planilha AnexoVI-LeiautesRN_RTC_IBSCBS-V1 do Governo, poderia verificar por favor, obrigado

Response do Get Consulta NFS-e
{
“data”: [
{
“id”: “nfs_3a1d53597ee245d3b26fa1aaf05d1369”,
“created_at”: “2025-10-31T20:47:16.690Z”,
“status”: “negada”,
“data_emissao”: “2025-10-31T20:47:17.253Z”,
“ambiente”: “homologacao”,
“referencia”: “321186220001050000005”,
“DPS”: {
“serie”: “1”,
“nDPS”: “1”
},
“mensagens”: [
{
“codigo”: “E0120”,
“descricao”: “IM do prestador não deve ser informado, pois não existem informações complementares registradas no CNC NFS-e do município emissor informado na DPS.”
}
]

JSON Nuvem Fiscal
“prest”: {
“CNPJ”: “string”,
“CPF”: “string”,
“regTrib”: {
“regEspTrib”: 0
}

AnexoVI-LeiautesRN_RTC_IBSCBS-V1
NFSe/infNFSe/DPS/infDPS/ prest G - 1-1 - Grupo de informações relativas ao prestador do serviço
NFSe/infNFSe/DPS/infDPS/prest/ CNPJ CE N 1-1 14 Número da inscrição federal (CNPJ) do prestador do serviço.
NFSe/infNFSe/DPS/infDPS/prest/ CPF CE N 1-1 11 Número da inscrição federal (CPF) do prestador do serviço.
NFSe/infNFSe/DPS/infDPS/prest/ NIF CE C 1-1 40 Número de identificação fiscal fornecido por órgão de administração tributária no exterior.
NFSe/infNFSe/DPS/infDPS/prest/ cNaoNIF CE N 1-1 1 Motivo para não informação do NIF:

0 - Não informado na nota de origem;
1 - Dispensado do NIF;
2 - Não exigência do NIF;
NFSe/infNFSe/DPS/infDPS/prest/ CAEPF E N 0-1 14 Número do Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) do prestador do serviço.
NFSe/infNFSe/DPS/infDPS/prest/ IM E C 0-1 15 Número de inscrição municipal do prestador do serviço.
NFSe/infNFSe/DPS/infDPS/prest/ xNome E C 0-1 150 Nome / Nome Empresarial do prestador.

Pessoal da Nuvem Fiscal, poderia responder por favor?

Quando a IM do emitente está cadastrada na nuvem fiscal eles passam automaticamente. Tenta retirar a IM do cadastro na nuvem e depois emitir normalmente

Oi Pedro, obrigado, retirado mas passou a emitir a seguinte mensagem “codigo”: “E0310”, “descricao”: “O código de tributação nacional informado não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS, conforme a lista de serviços nacional do Sistema Nacional NFS-e.” Tentei algumas alternativas e combinações diferentes, mas todas dão erro, o município de emissão é Rio de Janeiro e estou informando os seguintes campos: “cMun”: “3304557”, “cTribNac”: “010701”, “cTribMun”: null, “CNAE”: “6201-5/01”, “cNBS”: “115013000”, poderia me ajudar novamente? obrigado

Claro! Eu me deparei com o mesmo problema e até tenho um tópico sobre isso. Eu testei com diversos códigos e diversos municipios e eu não consegui emitir sem passar o cTribMun.
Eu deixei como padrão 001 e consegui emitir. Isso passa a ser um problema no momento em que esses códigos mudam de municipio pra municipio, então se voce for emitir nfses em mais de uma cidade vai ser preciso registrar eles na primeira vez e repassar na segunda vez que for emitir nessa cidade.

Se voce conseguir achar alguma outra forma de emitir sem passar esse cTribMun avisa pra gente! No mais a forma de emitir está sendo essa

Oi Pedro, muito obrigado, consegui emitir! mas na consulta pública da NFS-e por chave de acesso dá mensagem “Nota Fiscal de Serviço inexistente.” (mesmo clicando no liik da consulta NFSe da Nuvem) e por dados da DPS “Não foi gerada uma NFS-e com o identificador de DPS informado”

Você emitiu por homologação né? a consulta também precisa ser feita no ambiente de homologação, é mais chatinho de acessar, mas quando acessa é só colocar a chave de acesso que aparece lá

oi Pedro, obrigado, mas a consulta foi feita no ambiente de homologação (GET https://api.sandbox.nuvemfiscal.com.br/nfse?ambiente=homologacao&cpf_cnpj=32.118…)

Boa tarde, @desenvolvimento.rj.

Pelo que consta no histórico, você conseguiu progredir e conseguiu realizar a emissão, correto?

Quem retornou essas mensagens para você? Foi algum endpoint da Nuvem Fiscal?

Poderia dar mais detalhes?

sim, é resultado do GET https://api.sandbox.nuvemfiscal.com.br/nfse?ambiente=homologacao&cpf_cnpj=32.118…

Boa noite, @desenvolvimento.rj.

Essa mensagem é na página de consulta do portal da NFS-e nacional?

Se sim, então tente emitir uma nova nota e verifique novamente se consegue consulta-la no portal nacional.

oi bom dia! desculpe pela demora. Sim, nacional, homologação, conseguiu evoluir agora estou recebendo erros do emissor nacional/homologação (ex: “O código de tributação nacional informado não existe conforme a lista de serviços nacional do Sistema Nacional NFS-e.”), estou verificando

1 curtida