Estou realizando alguns testes de requisição para retornar os documentos que foram emitidos contra o CNPJ que eu cadastrei, porem os dados da requisição retornam vazio.
Endpoint: distribuicao/nfe/documentos.
Parâmetros: cpf_cnpj(enviando cnpj sem mascara) e ambiente(enviando ‘produção’).
Alguém consegue me informar o que pode estar ocorrendo?
Boa tarde, @arimateia
Aproveitando o tópico, estou consultando nesse endpoint, porém mesmo a chave de acesso sendo válida, existente e vinculada ao cnpj correto, estou recebendo codigo_status 137, documento não localizado.
Oque pode ser feito?
Busca feito via cons-chave
Chave de acesso: 33241160409075024507550010011680041044772600
CNPJ 03389398000198
Chave de Acesso Inexistente no Ambiente Nacional: Se a chave de acesso fornecida na consulta não existir na base de dados do Ambiente Nacional da NF-e, o sistema retornará o código 137, indicando que nenhum documento foi localizado.
Documento Fora do Prazo de Disponibilidade: As NF-e estão disponíveis para distribuição por um período de até 90 dias. Se a chave de acesso se referir a uma NF-e que foi autorizada há mais de 90 dias, o código 137 será retornado, pois o documento não estará mais disponível para consulta.
NSU Não Gerado: Se a consulta for realizada muito cedo, antes de o Ambiente Nacional ter gerado um NSU para a NF-e em questão, o código 137 também pode ser retornado, indicando que ainda não há documento disponível para aquela chave.
Período Longo Sem Uso do Serviço de Distribuição: Se o destinatário passar um longo período sem utilizar o serviço de distribuição, os documentos fiscais correspondentes às chaves de acesso mais antigas podem não estar mais disponíveis para consulta. Nesse caso, ao tentar consultar pela chave de acesso, o sistema retornará o código 137, indicando que os documentos não estão mais disponíveis.
Portanto, o status 137 serve como uma indicação geral de que o documento fiscal não foi localizado, seja porque ele não existe, não está mais disponível, ou ainda não foi gerado no sistema. Além disso, o uso infrequente do serviço de distribuição pode resultar na indisponibilidade dos documentos, levando ao retorno desse código de status.
1 - A chave de acesso é valida
2 - Está dentro de 90 dias
3 - Não sei localizar se o NSU já foi gerado, como posso verificar?
4 - Realmente esse cnpj não utiliza o serviço de distribuição por um tempo, porém a nota é recente (12/11/2024)
Nesse caso oque você me aconselha?
Para verificar se já existe um NSU gerado, você pode realizar uma consulta no endpoint de distribuição configurando o parâmetro dist-nsu como 0. Isso fará com que a SEFAZ retorne o último NSU que foi pesquisado no Ambiente Nacional para o CNPJ em questão.
Como o CNPJ não utilizava o serviço de distribuição, então realmente não tem o que fazer com as notas antigas. A partir de agora, o que resta é monitorar regularmente os documentos emitidos contra o CNPJ para evitar situações semelhantes no futuro.