Dúvida sobre fila

Bom dia. Tenho algumas dúvidas sobre o funcionamento de emissão de nfe da Nuvem Fiscal. Eu sei que o envio das notas é um processo assíncrono e retorna pendente, sei que preciso fazer uma consulta depois para pegar o status da nota. Eu li em outro tópico que a Nuvem Fiscal gerencia filas de emissão em caso de falhas, gostaria de mais detalhes sobre isso.
Hoje, por exemplo, estou com problemas em enviar nota no ambiente sandbox, as notas estão sempre pendentes. Na minha implementação eu preciso criar alguma fila em caso de falhas ou só o sistema consultar o status da nota na Nuvem Fiscal de tempos em tempos? E no caso de eu querer cancelar a nota que ainda está como pendente, eu consigo ou só depois que o status não estiver mais pendente?
Estou tendo um pouco de dificuldade de como manipular este processo devido ao status pendente em saber qual a melhor abordagem em caso de falhas.

Olá Cristiano,

Infelizmente hoje você teve o “azar” de ter enviado notas em um dia que a Nuvem Fiscal teve um problema inédito de instabilidade.

Possivelmente, o problema que você teve foi causado por isso. Em condições normais, o processo é esse mesmo: a nota fica na fila como pendente e depois de um tempo, ela é autorizada (ou rejeitada, ou chega em algum outro status final).

O que não é incomum acontecer são as prefeituras terem instabilidades. Isso causa a nota ficar em status pendente por muito tempo, e se esse tempo passa o limite estabelecido internamente pela Nuvem Fiscal, o processamento da nota é finalizado com um erro.

Há casos raros em que a Prefeitura consegue emitir a nota muita tempo depois, ou mesmo ela emite a nota mas retorna um erro para a Nuvem Fiscal. Nesses casos, o status da nota na Nuvem ficará diferente da Prefeitura. Se você desconfia que um caso desses tenha acontecido, você pode usar o endpoint de sincronização para “sincronizar” novamente o status da nota na Nuvem Fiscal com o status na Prefeitura