Extinção de Certificado A1 pelo ITI até 2029

Bom dia pessoal, recentemente saiu uma noticia no site do ITI sobre a extinção dos certificados A1, A2, S1, S2, S3, a adequação se dará até 2029, mas a matéria não explica absolutamente nada do ponto de vista de um programador, e fico pensando como vai ser isso.
Segue o link da matéria no site da Tecnospeed.

Olá @edubrigoni.

Já tivemos uma discussão sobre isso aqui também:

Apesar do susto e da movimentação que isso causa no mundo da TI, não acredito que haverá grandes impactos. Como o ITI menciona, provavelmente na maioria dos casos em que há o uso do certificado A1, ele será substituído pelo Selo Eletrônico.

Pessoalmente acho que até faz sentido, temos que concordar que o certificado A1 é péssimo do ponto de vista da segurança. Na prática, o que todo mundo faz é enviar certificado A1 pra lá e pra cá, passando a senha pra contadores, parceiros, etc… Isso significa que todo esse pessoal pode fazer operações em nome da empresa, e/ou até passar o certificado para terceiros. O controle é mínimo.

Se o Selo Eletrônico for efetivamente o substituto do A1 nos mesmos moldes, para o usuário da Nuvem Fiscal deverá ser praticamente transparente: em vez de enviar o certificado A1 pela API, você enviará o Selo Eletrônico e as notas continuarão a ser emitidas normalmente.

Boa tarde Wagner, eu já havia feito essa consulta mês passado e também já li sobre o selo, mas em se tratando de governo federal temo que ficar desconfiados sempre. Vi uma advogada explicando o porquê dessa mudança e simplesmente é porque o A1 é o menos caro e pode ter certeza que esse selo vai ser mais caro. Mas não atrapalhando a vida dos usuários de certificados e softhouse já é uma grande coisa. Outro sim, a Serasa Experience está encerrando as vendas de certificados, mas vai continuar com todo suporte para os clientes que já pagaram. Abraço.

Não creio que isso tenha qualquer relação com o assunto, você leu algo a respeito? Parece ser apenas uma decisão comercial.

Bom dia, está no site deles: “No dia 08/02/2024 a Serasa Experian Decidiu descontinuar a comercialização do certificado Digital.”

Sim, mas qual a relação com o assunto da descontinuidade do certificado A1 e similares?