Bom dia,
Ao tentar emitir uma nota fiscal estou obtendo o seguinte erro:
{
"codigo": "EL97",
"descricao": "O campo Codigo Serviço Nacional, não foi informado ou esta inválido.",
"correcao": "Verifique junto a documentação a lista de serviços nacional e confira os códigos disponiveis para os serviços."
}
Acredito estar informando o código corretamente.
No XML está conforme a imagem:
1 curtida
Acredito que o problema é similar ao informado em um outro tópico " NFSe Itajaí - Inconsistência na validação do campo ItemListaServico (cTribNac) (6 dígitos)"
Ao enviar o cTribNac com 6 dígitos retorna erro.
Erro de Validação: Element 'ItemListaServico': [facet 'maxLength']
The value has a length of '6'; this exceeds the allowed maximum length of '5'.
Ao enviar com 4 ou 5 dígitos retorna erro também.
"codigo": "EL97",
"descricao": "O campo Codigo Serviço Nacional, não foi informado ou esta inválido.",
Acredito que o problema seja por causa da alteração do layout do provedor.
Em anexo contém o novo layout do provedor:
Layout_EL_DPS_Nacional_V101.zip (3,3,MB)
Alguém poderia me dar uma orientação sobre o que fazer?
1 curtida
Estou aguardando uma resposta!
Boa tarde, @yslandiosouza2020. Seja bem-vindo à Nuvem Fiscal.
De acordo com o anexo enviado, existem dois leiautes:
- Layout_atual_2025
- Layout_2026_IBS_CBS_v1.01
O XML gerado pela Nuvem Fiscal (o do seu print) está de acordo com o atual. Portanto, creio que seja alguma inconsistência com o valor em si enviado. Teria que ver com o suporte da prefeitura o que está acontecendo.
Já o segundo leiaute trata-se do modelo idêntico ao do Padrão Nacional versão 1.01, contemplando o grupo IBSCBS. Caso fosse esse o leiaute utilizado pelo provedor, a mensagem de rejeição seria outra. Favor aproveitar o seu contato com o suporte para solicitar uma previsão de quando eles começarão a adotá-lo (imagino que no início de 2026).
Boa tarde.
Obrigado por me responder.
Me foi informado que no início de Janeiro de 2026 começará a valer o novo layout:

Entrei em contato e estou aguardando a prefeitura me responder sobre a questão da inconsistência do código.