Prezados,
Fui instruído a apresentar uma sugestão de melhoria.
Alguns provedores de emissão de NFS-e não têm oferecido serviços de qualidade, para não usar uma expressão mais forte. Não culpo a Nuvem Fiscal, entendo ser um problema da prefeitura. Ao enviarmos as notas fiscais para autorização, recebemos como resposta um erro de timeout. Em alguns casos, a nota é emitida pela prefeitura; em outros, não, mas o retorno da API é apenas o erro de timeout.
A Nuvem Fiscal criou um endpoint de sincronização para obter informações sobre a emissão ou não da NFS-e na prefeitura. Nos primeiros dias de funcionamento, o recurso estava retornando informações e funcionava perfeitamente. No entanto, agora ele parou de fornecer informações, retornando apenas o status 200.
Exemplo de erro que era retornado pela API:
Código: E89
Mensagem: Não existe na base de dados uma NFS-e emitida para o número de RPS informado.
Correção: Informe o número correto do RPS.
Este erro deixa claro que a nota não foi emitida e podemos reenviá-la para autorização. Minha sugestão de melhoria é que a Nuvem Fiscal forneça os erros e mensagens originais da prefeitura, permitindo que, do nosso lado, possamos otimizar e garantir a segurança no fluxo de autorização junto à prefeitura.
Agradeço a atenção.