XML sem assinatura

Criar um método que devolva o XML, com ou sem assinatura.
Motivo: As vezes, existem erros no XML, principalmente quando estamos fazendo alguma nova implementação ou NT. Na Internet existe validadores do XML da NF-e. Com o XML em mãos será possível checar melhor o XML e corrigir de forma correta a alocação dos dados em suas devidas tags. Mesmo um XML SEM erros, é importante checar para saber se tudo está sendo informado de forma correta.
Obrigado.

3 curtidas

Acredito que essa função deve ser feito no seu próprio sistema e não na API.

Pois é. Eu acho diferente !!!
Por isso que estou SUGERINDOOOOOOO !!! kkkkkkk
Vota ou não. Simples !!!
Abraço !!!

Seria interessante pelo menos no sandbox esse método estar disponível sem assinatura. Ter a função disponível no sandbox para realizar os testes durante a implementação seria de grande ajuda.

Hoje mesmo passei por essa situação, relacionado a NFSe, onde a prefeitura me pediu para enviar o xml da request, mas não tenho ele, porque é gerado pela nuvem fiscal, depois que eu chamo o endpoint.

Boa tarde @rafael1,

Caso você esteja se referindo ao XML do RPS, ele pode ser obtido no endpoint /nfse/{id}/xml/dps.

1 curtida

Bom dia, @quartarollo.

Ao enviar uma NF-e para emissão, a API da Nuvem Fiscal já realiza a geração do XML e validação contra o schema. Caso ocorra algum erro nesse processo, você receberá um resposta HTTP com código 400 e a relação dos erros encontrados.

Se a rejeição for do lado da SEFAZ por conta de alguma NT, o XML enviado estará disponível (inclusive assinado) através do endpoint GET /nfe/{id}/xml/nota. Dessa forma, você poderá verificar exatamente qual o conteúdo que está sendo gerado a partir do JSON enviado para a API.

Com todos esses recursos disponíveis, você ainda vê necessidade de um endpoint específico apenas para gerar o XML? Ou existe algum outro cenário em que isso é necessário?

Ou existe algum outro cenário em que isso é necessário?

Uma coisa que acontece muito é quando o cliente precisa fazer uma nota de devolução para o fornecedor. Nesses casos o fornecedor acaba pedindo para ser enviado uma prévia da DANFE e do XML antes de realizar a autorização na Sefaz, pois eles querem verificar se os valores informados no custo do produto e nos impostos estão corretos.

Por isso seria interessante possuir endpoints que retornassem tanto um espelho do XML quanto da DANFE da nota sem a necessidade de enviar previamente para Sefaz.

Um endpoint que retorne o PDF da nota sem a necessidade de enviar para Sefaz também poderia ser uma solução para a sugestão de melhoria abaixo, onde o sistema poderia realizar a impressão da NFC-e em contingência quando a Sefaz do estado está inoperante:

Olá, @quartarollo.

Endpoints adicionados.

NF-e:

NFC-e:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.