Cadastro de certificado digital

Boa tarde,

como faço para converter corretamente o certificado digital para base64?

Boa tarde @davi.rafacho,

Cada linguagem tem a sua forma de realizar a codificação em base64. Em qual você está implementando? Está utilizando alguma de nossas SDK?

Há diversos sites online que podem lhe auxiliar também nesse processo, como o do link a seguir: https://www.base64decode.org

bom dia @arimateia,

eu estou utilizando a linguagem python para mandar o certificado. Na documentação consta que tem que ser enviado o binário em string, não teria de ser em base64?

Bom dia @davi.rafacho,

Nossa API aceita duas formas de envio do certificado:

  1. Requisição via application/json, com o binário codificado em base64: Cadastrar certificado
  2. Upload do binário via multipart/form-data: Upload de certificado

No caso da primeira forma (que deve ser a que você está se referindo), a documentação indica que o binário deve ser enviado em base64 mesmo, que é uma maneira de se enviar dados binários codificados em texto. Portanto, o parâmetro certificado do JSON é realmente do tipo string.

Exemplo:

PUT /empresas/{cpf_cnpj}/certificado
{
  "certificado": "<binário codificado em base64>",
  "password": "<senha do certificado>"
}

olá @arimateia,

muito obrigado por me explicar os processos. Só uma dúvida: eu estou mandando a chave publica do certificado codificada em base64, isso resultaria em algum erro? Tem que ser somente o binário convertido em base64?

Como o certificado será utilizado para assinar documentos XML, ele deve conter a chave privada também.

no caso a minha pergunta é se eu devo mandar o buffer do arquivo em string ou se eu deveria mandar o “txt” do arquivo codificado em base64 em string

Boa tarde @davi.rafacho,

Conforme a documentação indica, você deve enviar o binário do arquivo PFX ou P12 do certificado em base64.

Note que a codificação base64 é apenas para facilitar a transmissão de arquivos binários em meios que lidam apenas com texto, como é o caso de uma transmissão via JSON pela internet. O conteúdo original (após decodificar o texto em base64) do certificado deve ser um arquivo PFX ou P12. Caso ele esteja em outros formatos, como por exemplo o PEM, ocasionará erros.

boa tarde @arimateia,

ah sim, muito obrigado!

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.