Sou novo na plataforma e estou começando a entender como funciona o serviço de vocês. Cadastrei uma das minhas filiais e concedi permissão para consultas de NF-e em produção.
Realizei uma consulta para listar os XMLs de NF-e, mas a resposta vem vazia. O retorno da consulta foi o seguinte:
{
"@count": 0,
"data": []
}
Gostaria de saber se isso pode ser devido ao fato de eu ter cadastrado a loja hoje, ou se talvez eu tenha feito algo errado na consulta.
Caso não haja nenhum erro da minha parte, gostaria de entender se, de fato, apenas as novas notas que forem emitidas contra o CNPJ aparecerão, ou se existe algum mecanismo para buscar notas fiscais antigas.
Considerando que esse seja o retorno do endpoint Listar documentos (por favor, confirme essa informação), essa mensagem indica que ainda não há documentos baixados da SEFAZ para a API da Nuvem Fiscal. No entanto, isso não significa necessariamente que não existam documentos disponíveis no Ambiente Nacional da SEFAZ — apenas que, até o momento, nenhuma distribuição foi realizada ou ainda não houve retorno de documentos nas consultas feitas.
Para que esses documentos estejam disponíveis, é necessário que a API da Nuvem Fiscal tenha feito uma consulta ativa à SEFAZ por meio do endpoint Distribuir documentos, ou que a distribuição automática tenha sido ativada, o que pode ser feito de duas formas:
Ou diretamente no Console Web da Nuvem Fiscal, na aba de configurações da empresa.
Quando a distribuição automatica está ativada, a Nuvem Fiscal passa a consultar a SEFAZ automaticamente, uma vez por hora, da mesma forma que faria se você utilizasse o endpoint Distribuir documentos manualmente.
A geração de documentos distribuídos pela SEFAZ (NSUs) só começa a partir do momento em que o CNPJ inicia as consultas ativamente.
Se o CNPJ ficou mais de 60 dias sem consultar a SEFAZ, a geração de novos documentos é interrompida e só será retomada após nova consulta.