Consulta NFE distribuicao/nfe

Bom dia,
Estou tentando consultar uma nota fiscal no endpoint distribuicao/nfe porém estou recebendo erro 400 bad request.
POST - URL: https://api.nuvemfiscal.com.br/distribuicao/nfe/, Payload: {“cpf_cnpj”: “03389398000198”, “ambiente”: “producao”, “tipo_consulta”: “cons-chave”, “cons_chave”: “33250560409075024507550010012202071054770684”}
Retorno: 400 Client Error: Bad Request for url: https://api.nuvemfiscal.com.br/distribuicao/nfe/
Nesse mesmo endpoint estou consultando notas de outras empresas e está tudo certo.

Bom dia, @carlosferreira.

Poderia nos enviar o conteúdo completo do retorno da API?

@arimateia

{‘error’: {‘code’: ‘ValidationFailed’, ‘message’: ‘Validation failed: A última solicitação de distribuição foi realizada há menos de 1 hora. Tente novamente em 20 minuto(s).’, ‘errors’: [{‘code’: ‘ValidationError’, ‘message’: ‘A última solicitação de distribuição foi realizada há menos de 1 hora. Tente novamente em 20 minuto(s).’}]}}

Consultando no portal da nota fiscal

A nota foi aprovada 13/05/2025 05:31, não deveria conseguir trazer essa nota na primeira tentativa?

Obrigado pelas informações, @carlosferreira.

Sim, deveria conseguir.
Teremos que fazer um ajuste interno na API para corrigir isso.

Favor aguardar.

Ok, muito obrigado

@carlosferreira

Enquanto isso, para contornar a limitação de tempo entre as solicitações, por favor utilize o parâmetro ignorar_tempo_espera=true na requisição:

Esse parâmetro deve ser utilizado com cautela e apenas quando for realmente necessário forçar uma nova consulta antes do intervalo mínimo (como parece ser o caso aqui, já que a API está aplicando a limitação de forma indevida).

Estamos trabalhando para resolver isso o quanto antes.

Certo, já tive problemas anteriormente com consumo indevido, sei como é ruim ficar esperando o desbloqueio, não vou arriscar, vou aguardar a solução pela API, mas obrigado pela sugestão.

1 curtida

@carlosferreira

Pronto, pode tentar novamente.

Funcionou, foi devido ao tempo que já passou ou já é a solução definitiva da API?

@carlosferreira

Atualmente, a limitação de tempo entre consultas é aplicada apenas quando a busca é feita pelo último NSU (dist-nsu). Para esse tipo de consulta, a API aplica o controle automaticamente para evitar excesso de requisições em curto intervalo.

Já as consultas por chave de acesso ou por NSU (cons-nsu e cons-chave) não estão sujeitas a esse controle. Nesses casos, é responsabilidade do cliente evitar chamadas em excesso. De acordo com a NT 2024.002 (v1.21), o limite é de 20 consultas por hora a uma mesma chave ou NSU.

Certo, nesse caso o problema da API é estar aplicando intervalo de tempo entre consultas quando o tipo de consulta foi cons-chave?
Foi resolvido ?

Exatamente.

Já foi resolvido.

Ok, obrigado novamente @arimateia !