Desabilitação da numeração automática na NFS-e

Boa tarde, pessoal,

Terminando algumas configurações aqui eu fiquei na dúvida numa questão sobre a NFS-e. Parece que só tem opção da Nuvem gerenciar o número de lote, série e nota, certo? Esses campos parecem ser obrigatórios na API, e é diferente dos outros tipos de documento onde é possível informar esses dados no momento da emissão.
Acontece que temos para um mesmo CPNJ algumas “contas” na nossa API para emissão de diferentes lugares (sistemas) ou ambientes (homologação ou produção), e aí gostaríamos de ter por exemplo um número de série para cada conta da nossa API para ser mais fácil de gerenciar as notas e saber de onde veio cada uma. Até tentei fazer o cadastro da empresa mais de uma vez, mas não é possível, então fiquei um pouco perdido em como deveria proceder.

Uma opção que pensei seria antes de emitir cada nota, alterar a configuração da NFS-e na Nuvem para que a próxima entre com os dados corretos da conta que eu quero, mas acho que seria mais interessante se simplesmente tivesse uma opção de que se eu enviasse os números na requisição de emissão, eles fossem respeitados, assim como na NF-e, NFC-e, etc. Isso seria possível?

Bom dia @cloudhotels,

A desabilitação da numeração automática é possível, porém toda a responsabilidade de gerenciamento da fila de emissão ficaria do seu lado. Eis alguns cenários:

  • Caso você envie várias notas para a API e alguma nota seja rejeitada na prefeitura, a probabilidade de todas as próximas notas serem também rejeitadas é alta, pois muitas prefeituras não aceitam o envio da numeração com “pulos”, ao contrário do que ocorre com os demais documentos fiscais;
  • A mesma situação ocorre quando há algum erro de comunicação (instabilidade nos servidores da prefeitura, timeouts, etc);
  • Por conta dos itens anteriores, você só poderia enviar uma próxima nota para a API da Nuvem Fiscal após saber o resultado do processamento do envio da anterior: a) caso a anterior tenha sido autorizada, o número poderá ser incrementado; b) caso tenha sido rejeitada, você deverá utilizar o mesmo número da anterior, sem incrementá-lo.

Por conta de tudo isso e mais outros que não mencionei, creio que o melhor seria deixar a Nuvem Fiscal gerenciar a numeração para você. E para atender o seu caso de uso, poderíamos permitir o cadastro da numeração de várias séries nas configurações de NFS-e. Assim, você enviaria apenas a série na requisição de emissão e a API gerenciaria a numeração de acordo. O que acha?

De qualquer forma, iremos implementar em breve as duas funcionalidades.

Tópico movido para a categoria “Sugestões e melhorias”.

Bom dia, Arimateia,

Perfeito, eu entendo esse lado, nós até tínhamos feito esse tratamento já aqui para notas rejeitadas e etc para reaproveitamento da numeração, mas claro que fazer isso aqui internamente, sendo que vocês já tem todos os casos mapeados aí é muito mais arriscado e está muito mais suscetível a erros.

Se tiver essa opção de de repente fazer configurações de diferentes numerações e séries seria perfeito, assim já resolveria esse nosso caso e poderíamos contar ainda com a funcionalidade de gerenciamento de vocês, apenas informando a série no momento da emissão.