Controle de numeração

Bom dia.
Estou começando trabalhar em implementação de notas fiscais e tenho uma dúvida sobre controle de numeração.
MInha ideia é ter uma tabela no banco de dados onde primeiramente eu informo o número da última NFE emitida e daí a cada emissão de nota eu incremente para a próxima emissão usar este número. Pelo que entendi a emissão de NFE é assíncrona e retona com status de PENDING.
Gostaria de alguma sujestão de como eu controlo a numeração com esse status. Já que o cliente pode imprimir uma nota, por exemplo, de número 50 e ela voltaria com status PENDING e depois quando for emitir uma próxima nota como faria? Já que a 50 não foi resolvida e nem rejeitada.

Bom dia, @cristiano.

No caso da NF-e, você pode incrementar o número e emitir uma próxima nota mesmo sem saber o resultado da anterior. O único cuidado que você deve ter é o de inutilizar a numeração da nota que ficou “pendente” caso ela venha a ser negada.

ok, mas e caso a nota anterior seja negada? Não ficaria uma lacuna? ESsa é minha dúvida, se acontecer de nota ser negada, eu teria que usar esse número para uma futura nota?

E outra pergunta, se o status da nota enviada sempre vai vir como pendente, o que vc inidicaria eu fazer para pegar o status de retorno quando não esteja pendente? Criar uma fila e de tempo em tempo ir verificando?

1 curtida

Para sanar essas lacunas, você deverá utilizar o serviço de inutilização de numeração.

Para mais informações, favor consultar o Manual de Orientação do Contribuinte disponibilizado pela Receita Federal ou o seu setor de contabilidade.

Exatamente.

Referências:

Ahh agora entendi, já sei o que fazer.
Muito obrigado pelo suporte.

1 curtida