Essa tarde eu estava fazendo alguns testes com a emissão de NFC-e em homologação e durante um período de tempo a Sefaz ficou com o serviço paralisado, então resolvi usar essa oportunidade para tentar emitir uma nota em contingência.
Então defini o tpEmis para 9, adicionei uma data para dhCont e informei uma justificativa na propriedade xJust.
A resposta da API da Nuvem Fiscal retornou o status do documento como erro, o que era esperado já que não era possível comunicar com o servidor da receita, mas utilizando o ID retornado do documento não foi possível baixar o PDF do DANFCE com a informação de nota emitida em contingência.
Esse fluxo que você deseja não é suportado pela Nuvem Fiscal.
De qualquer forma, a emissão offline deveria ser implementada do seu lado (inclusive com a geração do DANFCE em contingência). Afinal, como o próprio nome já indica, é uma emissão que deve atender o cenário onde problemas técnicos de diferentes ordens inviabilizem a emissão diretamente para a SEFAZ autorizadora, e isso inclui os casos da própria API da Nuvem Fiscal ou a internet do seu cliente estarem indisponíveis.
Após a situação que motivou a entrada em contingência ter normalizado, aí sim você poderá utilizar a API da Nuvem Fiscal para transmitir as notas emitidas em contingência para a SEFAZ (tpEmis=9).
Fiz alguns testes aqui e consegui montar a URL do QrCode em contingência, mas para isso foi necessário calcular o DigestValue da NFC-e então tive que montar o XML e assinalo, e agora estou vendo para montar o PDF da DANFCE.
Você saberia dizer se vale a pena criar um tópico na aba de Sugestões e Melhorias para no futuro ter a funcionalidade de gerar a DANFCE de uma Nota em contingência sem que ela tivesse sido transmitida previamente para a Sefaz, ou como se trata de uns dos casos de contingência está fora do escopo da Nuvem Fiscal e não pretende ser implementado?
No caso seria apenas uma solução para quando a Sefaz estivesse paralisada, mas o resto estaria funcionando.