Duvida com o fluxo da contingência off-line NFC-e

Olá.

Essa tarde eu estava fazendo alguns testes com a emissão de NFC-e em homologação e durante um período de tempo a Sefaz ficou com o serviço paralisado, então resolvi usar essa oportunidade para tentar emitir uma nota em contingência.

Então defini o tpEmis para 9, adicionei uma data para dhCont e informei uma justificativa na propriedade xJust.

A resposta da API da Nuvem Fiscal retornou o status do documento como erro, o que era esperado já que não era possível comunicar com o servidor da receita, mas utilizando o ID retornado do documento não foi possível baixar o PDF do DANFCE com a informação de nota emitida em contingência.

Retorno da rota de baixar PDF:

{
  status: 404,
  data: {
    error: {
      code: 'EventoDfeXmlNotFound',
      message: 'Xml não disponível.',
    },
  },
}

ID da NFC-e:

nfc_3a0cca1207e5487f86d80dd9d157b644

ID do Evento de autorização:

evt_3a0cca1207f548a8b71fd574bcc85c3d

Retorno da rota Consulta do Status:

{
  status: 200,
  data: {
    autorizador: 'PR',
    ambiente: 'homologacao',
    data_hora_consulta: '2023-08-01T20:15:10.452Z',
    codigo_status: 108,
    motivo_status: 'Servico Paralisado Momentaneamente (curto prazo)'
  }
}

Minha duvida é em qual parte eu estou errando na emissão em contingência quando a Sefaz está off-line?

Olá, @tecnologia. Seja bem-vindo à Nuvem Fiscal.

Esse fluxo que você deseja não é suportado pela Nuvem Fiscal.

De qualquer forma, a emissão offline deveria ser implementada do seu lado (inclusive com a geração do DANFCE em contingência). Afinal, como o próprio nome já indica, é uma emissão que deve atender o cenário onde problemas técnicos de diferentes ordens inviabilizem a emissão diretamente para a SEFAZ autorizadora, e isso inclui os casos da própria API da Nuvem Fiscal ou a internet do seu cliente estarem indisponíveis.

Após a situação que motivou a entrada em contingência ter normalizado, aí sim você poderá utilizar a API da Nuvem Fiscal para transmitir as notas emitidas em contingência para a SEFAZ (tpEmis=9).

Seguem outros tópicos relacionados:

Obrigado por responder @arimateia.

Fiz alguns testes aqui e consegui montar a URL do QrCode em contingência, mas para isso foi necessário calcular o DigestValue da NFC-e então tive que montar o XML e assinalo, e agora estou vendo para montar o PDF da DANFCE.

Você saberia dizer se vale a pena criar um tópico na aba de Sugestões e Melhorias para no futuro ter a funcionalidade de gerar a DANFCE de uma Nota em contingência sem que ela tivesse sido transmitida previamente para a Sefaz, ou como se trata de uns dos casos de contingência está fora do escopo da Nuvem Fiscal e não pretende ser implementado?

No caso seria apenas uma solução para quando a Sefaz estivesse paralisada, mas o resto estaria funcionando.

Obrigado pela atenção.

1 curtida

Boa noite, @tecnologia.

Sim, pode criar essa sugestão. Dependendo da quantidade de votos, podemos viabilizar.

Criada a sugestão:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.