Olá pessoal,
Estou implementando automações utilizando o make.com, monday.com e a API da Nuvem Fiscal para gerenciar as NF-e de entrada emitidas contra o meu CNPJ.
Meus objetivos são:
- Obter todas as NF-e emitidas contra o meu CNPJ via API e, através do make.com, alimentar um quadro no monday.com com as informações principais das NF-e, além de salvar o PDF e o XML de cada nota no monday.com. Sei que só é possível obter o PDF das notas que não são resumidas.
- Obter os eventos de manifestação das NF-e e, através do make.com, atualizar o status da manifestação no quadro do monday.com.
- Manifestar a Ciência da Operação automaticamente assim que uma nova NF-e resumida aparecer.
- Manifestar Confirmação, Desconhecimento ou Não Realização da Operação via API através do make.com quando eu alterar uma coluna de status no monday.com.
Apesar de conhecer os endpoints disponibilizados pela Nuvem Fiscal, estou com dúvidas sobre como utilizá-los corretamente para atingir esses objetivos.
Estou enfrentando os seguintes desafios:
- Confusão sobre o uso adequado dos endpoints e do NSU: Não estou certo de quando devo utilizar cada endpoint para obter as NF-e completas após a manifestação da Ciência da Operação. Estou tentando implementar um agendamento para rodar as automações utilizando como base o último NSU recebido. No entanto, não tenho certeza se estou usando o NSU da maneira correta para acompanhar e atualizar as NF-e e seus respectivos eventos.
- Problemas com a atualização das NF-e resumidas para completas utilizando o NSU: Por exemplo, uma distribuição trouxe NF-e resumidas do dia 18/11/24. Manifestei a Ciência da Operação entre os dias 18 e 19. Nos dias 19 e 20, novas distribuições foram feitas com NF-e completas, porém as NF-e resumidas do dia 18 não aparecem nas novas distribuições em sua forma completa, o que me impede de baixar o PDF dessas notas. Estou utilizando o NSU para rastrear essas notas, mas parece que não estou recebendo as atualizações necessárias.
Minhas principais dúvidas são:
- Qual é o fluxo correto para obter as NF-e completas após a manifestação usando o NSU? Devo realizar uma nova consulta após manifestar a Ciência da Operação? Qual endpoint devo utilizar nesse caso para garantir que as NF-e sejam atualizadas de resumidas para completas?
- Como garantir que as NF-e que inicialmente recebi como resumidas sejam atualizadas para a versão completa na minha base de dados utilizando o NSU? Existe uma forma eficiente de utilizar o NSU para acompanhar essas atualizações?
- Qual é o fluxo recomendado de endpoints para atingir meus objetivos? Quais endpoints devo utilizar em cada etapa para assegurar que estou capturando todas as NF-e, manifestando corretamente e atualizando os dados no monday.com através do make.com?
- Há alguma configuração específica que devo fazer para que as NF-e completas sejam disponibilizadas após a manifestação, permitindo o download do PDF e XML completos? Preciso ajustar a forma como estou utilizando o NSU ou os endpoints para isso?
Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda ou orientação que possam me fornecer. Qualquer experiência compartilhada será de grande valia para resolver esses desafios.
Obrigado!