Boa tarde, estamos tendo constantes bloqueio de acesso a api da nuvem, tanto via Postman quanto acessando via console, gostaria de ver se teria algum problema com nosso IP, ou algum processo que estaríamos consumindo errado.
Talvez vocês estejam caindo nessa situação:
Seria interessante verificar se estão recebendo código 429 com frequência e avaliar o algoritmo de frequência de uso da Nuvem.
Entendo, porém diz que deveria voltar um Código de Erro 429, para nós simplesmente não está voltando nada, ele está dando ETIMEDOUT, e não volta nenhuma informação.
O código 429 retorna antes de haver um bloqueio.
Um erro de timeout pode até ser algum problema de conexão entre o seu client e o servidor da Nuvem Fiscal. Esse erro ocorre apenas de um computador?
Não, ocorre em todas as máquinas aqui no ambiente da nossa empresa. Porém se eu utilizo uma VPN para tentar fazer a requisição ela funciona normalmente, então realmente é um bloqueio de IP.
Recebi o IP via mensagem privada. Obrigado por compartilhar.
A princípio, você está ultrapassando o ratelimit na listagem de documentos no módulo de Distribuição NF-e.
Você poderia nos dar mais detalhes sobre o seu cenário, onde há a necessidade de fazer várias requisições dentro do mesmo segundo?
OBS: Enviei o log das requisições originadas do seu IP via mensagem privada para análise.
Entendi o cenário, a questão é que nós teríamos que fazer essa atualização na listagem para consultar os documentos novos a cada hora. Você teria alguma dica de como poderíamos fazer isso sem extrapolar o limite de requisições? Se eu adicionar um timer para aguardar 5 segundos por requisição de listagem resolveria? Ou teria alguma outra dica útil para nós seguirmos?
Para otimizar o uso do sistema e evitar bloqueios frequentes, seguem algumas recomendações:
-
Seguir a Documentação: Para minimizar o risco de bloqueios, é importante seguir as orientações disponíveis na seção Evitar Bloqueios da nossa documentação.
-
Ajuste de Taxa de Requisições: É possível realizar até 360 requisições por minuto. Isso significa que não é necessário esperar 5 segundos entre uma requisição e outra, podendo fazer chamadas mais rapidamente, desde que respeitado o limite.
-
Revisão de Lógica de Requisições: Sugerimos revisar a lógica de chamadas na sua aplicação, pois identificamos várias requisições idênticas sendo feitas no mesmo segundo.
-
Armazenamento do Último NSU: É recomendável armazenar, do seu lado, o último NSU consultado. Assim, nas próximas consultas, você pode solicitar apenas os documentos a partir desse NSU, evitando chamadas desnecessárias e otimizando a sincronização. Para isso, utilize a propriedade
dist_nsu
do endpoint Listar documentos.
Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudar.