Bom dia.
Tínhamos um cliente com a emissão de NFCe funcionando corretamente até o dia 18/09, no dias seguintes, começaram a aparecer retornos da nuvem fiscal sobre incompatibilidade de campos, desde campos que não deveriam ser enviados até campos que apresentavam formatação incorreta.
Procurei nas documentações e nada havia sido alterado, aqui no suporte, também não encontrei nenhum relato ou noticia sobre tal.
Infelizmente o cliente veio rescindir conosco pois ficou dias sem conseguir fazer emissão, e nos como software-house não entendíamos o motivo. Acreditávamos que se tratava de alguma NT da SEFAZ, mas não foi o caso.
Gostaria de pedir que qualquer alteração, por menor que for, seja comunicado com antecedência, com notificações email/push etc. Que pelo menos a documentação da API seja atualizada e coerente com os manuais da SEFAZ.
Exemplo a imagem anexo, Para NFCe não pode ser enviado a tag dhSaiEnt, porem na documentação da API para NFCe, consta como “opcional”.
Porém no Manual de Integração do Contribuinte temos:
Outro caso são as tag CNAE e IM, segundo a Doc. da API:
no Manual da SEFAZ:
Uma sugestão as tags que estão em branco/vazias, serem desconsideradas, assim como acontece no ACBr. “perdoem a comparação”
Digo isso por um motivo simples, por exemplo:
A tag CNPJ em (InfNFe>Pag>DetPag>Card) segundo a Doc. da API (string or null). Usamos a atribuição dos dados com informações que vem do banco de dados, neste caso em especifico, o campo esta em branco no banco dados sendo alimentado no componente do Nuvem em branco, e com isso era enviado para a Nuvem Fiscal, para resolver tivemos que setar o campo CNPJHasValue com Trim(CNPJ) <> ‘’ …
entendo que poderia ser automático no componente no set do campo CNPJ.
Como mencionei, ate o dia 18/09, o nuvem fiscal não validava tais situações, porém agora esta validando.
Enfim, peço encarecidamente que se atentem a essas mudanças, entendemos que é para melhor, mas tem que levar em consideração quem já esta em produção.
Obrigado