(DESABAFO) Alteração nas validações de schema (NFe/NFCe)

Bom dia.
Tínhamos um cliente com a emissão de NFCe funcionando corretamente até o dia 18/09, no dias seguintes, começaram a aparecer retornos da nuvem fiscal sobre incompatibilidade de campos, desde campos que não deveriam ser enviados até campos que apresentavam formatação incorreta.
Procurei nas documentações e nada havia sido alterado, aqui no suporte, também não encontrei nenhum relato ou noticia sobre tal.
Infelizmente o cliente veio rescindir conosco pois ficou dias sem conseguir fazer emissão, e nos como software-house não entendíamos o motivo. Acreditávamos que se tratava de alguma NT da SEFAZ, mas não foi o caso.

Gostaria de pedir que qualquer alteração, por menor que for, seja comunicado com antecedência, com notificações email/push etc. Que pelo menos a documentação da API seja atualizada e coerente com os manuais da SEFAZ.
Exemplo a imagem anexo, Para NFCe não pode ser enviado a tag dhSaiEnt, porem na documentação da API para NFCe, consta como “opcional”.

Porém no Manual de Integração do Contribuinte temos:

Outro caso são as tag CNAE e IM, segundo a Doc. da API:

no Manual da SEFAZ:

Uma sugestão as tags que estão em branco/vazias, serem desconsideradas, assim como acontece no ACBr. “perdoem a comparação”
Digo isso por um motivo simples, por exemplo:
A tag CNPJ em (InfNFe>Pag>DetPag>Card) segundo a Doc. da API (string or null). Usamos a atribuição dos dados com informações que vem do banco de dados, neste caso em especifico, o campo esta em branco no banco dados sendo alimentado no componente do Nuvem em branco, e com isso era enviado para a Nuvem Fiscal, para resolver tivemos que setar o campo CNPJHasValue com Trim(CNPJ) <> ‘’ …
entendo que poderia ser automático no componente no set do campo CNPJ.

Como mencionei, ate o dia 18/09, o nuvem fiscal não validava tais situações, porém agora esta validando.
Enfim, peço encarecidamente que se atentem a essas mudanças, entendemos que é para melhor, mas tem que levar em consideração quem já esta em produção.

Obrigado

Bom dia @contato2.

Primeiramente, muito obrigado pela sua mensagem. As informações e feedback que você forneceu contribuem para a melhoria dos nossos serviços e também para a comunidade da Nuvem Fiscal.

Como você mesmo mencionou e agradeço a compreensão, essas alterações foram com o intuito de melhorar nossas APIs e serviços. Havíamos detectado que a falta de algumas validações causavam transtornos em muitos clientes, em diversas situações. Obviamente, aqueles que estavam rodando sem problemas não percebiam isso. Tivemos inclusive retorno de alguns clientes mencionando que detectaram bugs importantes em seus sistemas graças a essas novas validações.

Por outro lado, você está coberto de razão em relação à comunicação. Realmente foi um grande erro da nossa parte, pois focamos apenas no aspecto de melhoria dos serviços e subestimamos o impacto das mudanças em alguns clientes.

Pedimos publicamente a você e aos clientes que foram afetados nossas sinceras desculpas e, principalmente, (re-)assumimos nosso compromisso:

Gostaria de pedir que qualquer alteração, por menor que for, seja comunicado com antecedência, com notificações email/push etc

Faremos todos os esforços para cumprir esse procedimento que, obviamente, já fazia parte de nossos processos (mas que obviamente falhou nesse caso específico). Evitamos ao máximo quebras na API e caso isso precise realmente ser realizado, comunicaremos a todos com antecedência.

Como contrapartida, peço que, é claro, sempre acompanhem este espaço de suporte com as publicações. Se possível, configurem seu perfil para receber notificações de novas mensagens. Também, garantam que nosso domínio esteja na sua white list de e-mail para que nossas mensagens não sejam bloqueadas ou caiam da caixa de SPAM.

Mais uma vez, obrigado pelo desabafo e esperamos reconquistar sua confiança!

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