EACBrNFeException e Status 999

Boa tarde,

ao tentar emitir uma nota, me retorna esse json e está nessa situação desde sexta

{
“id”: “3a08b2c5-825d-44c7-a01d-b0a9aa397061”,
“ambiente”: “homologacao”,
“created_at”: “2023-01-10T11:30:37.789Z”,
“status”: “erro”,
“data_emissao”: “2023-01-09T15:47:32Z”,
“modelo”: 55,
“serie”: 55,
“numero”: 38,
“valor_total”: 1050,
“chave”: “31230117886103000101550550000000381173711732”,
“autorizacao”: {
“id”: “3a08b2c5-825d-4481-a7c3-d4c0ebfbbc5c”,
“ambiente”: “homologacao”,
“status”: “erro”,
“autor”: {
“cpf_cnpj”: “17886103000101”
},
“chave_acesso”: “31230117886103000101550550000000381173711732”,
“data_evento”: “2023-01-10T11:30:37.789Z”,
“numero_sequencial”: 1,
“codigo_status”: 999,
“motivo_status”: “EACBrNFeException: Falha na validação dos dados da nota: 38\r\nTAG:<det nItem="1"> ID:I05/NCM(Código NCM) - Conteúdo inválido.\r\n\r\n → 1839 - Element ‘{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}NCM’: [facet ‘pattern’] The value ‘3402903’ is not accepted by the pattern ‘[0-9]{2}|[0-9]{8}’.\n”,
“tipo_evento”: “autorizacao”
}
}

Bom dia @davi.rafacho,

A mensagem indica um erro na validação nos dados da nota. No caso, o valor do NCM enviado 3402903 está inválido. Segue a documentação desse campo:

Para mais informações, acesse a documentação: API Nuvem Fiscal | Nuvem Fiscal

olá @arimateia ,

muito obrigado pela explicação, mas o meu questionamento foi referente ao status de retorno, não deveria ser algum outro ao invés de 999? E a mensagem de validação poderia ficar exposta em alguma chave do json ou eu teria que tratar o retorno para obter essa mensagem?

@davi.rafacho,

Como a validação do XML da nota não passou, não foi possível transmiti-la à SEFAZ e seu status foi alterado para erro. Esse é um estado final e indica que a Nuvem Fiscal não mais a processará. Vale ressaltar que essa mensagem de erro não é da SEFAZ (a nota nem chegou a ser enviada) e sim da própria Nuvem Fiscal. Nesse caso, você deve enviar um novo pedido de emissão com os dados corrigidos para que haja uma nova tentativa de emissão.

Com relação à mensagem de validação, ela já é disponibilizada no JSON ao consultar a nota pelo seu id. Foi justamente essa mensagem que li na sua primeira postagem. Não entendi muito bem essa sua dúvida, poderia explicar melhor?

@arimateia,

O erro foi mesmo da minha aplicação, o ncm enviado não possuía 8 caracteres, mas como a api de vocês não retornou ValidationFailed, a aplicação entendeu que o json era válido e que o processo de emissão ocorreria, mas como os dados não eram válidos, a nuvem me retornou essa mensagem, que eu não havia visto previamente em outros testes, por isso o meu estranhamento.

Mais uma vez obrigado por se dispor a explicar.

@davi.rafacho,

Nós iremos melhorar a validação de mais campos, como esse do NCM, para retornarem ValidationFailed. Realmente seria bem melhor.

Entretanto, por mais que a gente valide todos os campos no momento de recepcionar o JSON enviado para a API, você não pode concluir que a emissão foi finalizada apenas pelo fato da requisição com o pedido de emissão ter sido aceita. Como a emissão é assíncrona, diversos outros erros podem ocorrer durante o processamento pela Nuvem Fiscal (erros na validação do XML, erros de conexão com a SEFAZ, etc). Portanto, é necessário consultar a nota posteriormente para verificar qual foi o resultado da emissão e saber em que status a nota se encontra.

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.