Gostaria de saber qual a sequência correta para baixar o XML de uma nota pela chave de acesso nos endpoints de distribuição, queria saber também o consumo, eu vi que: tenho que usar o Manifestar para fazer ciência ou confirmação (consome 1 crédito), depois tenho que usar o Distribuir documentos pela chave apenas para pegar o id para baixar o XML, (consome 1 crédito) depois depois faço o download do XML e esse parece que não consome de novo, seria então 2 créditos para fazer um download de XML? não tem uma forma do evendo de manifesto já enviar o id para download evitando consumir 2 créditos?
Bom dia!
Acredito que nosso amigo @arimateia possa corrigir ou complementar com mais informações.
Mas quando falamos no processo de Distribuição DFe, podemos definir os passos do processo como um ciclo:
- Executo a consulta de DistribuicaoDFe pelo ultNSU e recebo os XMLs completos e resumos.
- Faço o envio de um evento de manifestação conclusiva.
- Executo a Consulta de DistribuicaoDFe pelo ultNSU e recebo os XMLs completos das notas que manifestei no passo 2 e novos resumos.
Repito esse processo até ulsNSU ser igual a maxNSU.
Transcrevendo isso para os end-points da Nuvem acredito que ficaria assim:
- GerarDistribuicaoDFe que consome 1 unidade por documento distribuído (retornado) ou requisição.(Podem ser devolvidos até 50 documentos por consulta então pode consumir até 50 unidades já que é por documento distribuído)
- ManifestarNFe que consome 1 unidade por requisição.
- BaixarXmlDocumentoDistribuicaoDFe que não tem na referência da API informação sobre consumo.
- GerarDistribuicaoDFe que consome 1 unidade por documento distribuído (retornado) ou requisição.(Podem ser devolvidos até 50 documentos por consulta então pode consumir até 50 unidades já que é por documento distribuído)
Nesse processo, você faz o controle do seu lado, você vai ver no retorno do GerarDistribuicaoDFe quais documentos são resumos que precisam ser manifestados, quais documentos são completos e precisam ser armazenados.
Agora se você não fizer esse controle e deixar isso a cargo da API, entram novos endpoints como o ListarDocumentos, ConsultarDocumento ou ListarNFeSemManifestacao