Estou usando o SDK de PHP e eu passo o seguinte valor no campo inf_cpl na emissão da NFC-e:
Trib. Aprox. R$ Fed: 8,74 Est: 11,70 Mun: 0,00;
Fonte: IBPT/empresometro.com.br
DOCUMENTO EMITIDO POR ME OU EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL NAO GERA DIREITO A CREDITO FISCAL DE IPI ISS E ICMS;
O XML que vem do método baixarXmlNfce me retorna a tag InfCpl com o seguinte valor:
...
<infAdic>
<infCpl>Trib Aprox R Fed 874 Est 1170 Mun 000;Fonte IBPTempresometrocombrDOCUMENTO EMITIDO POR ME OU EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL NAO GERA DIREITO A CREDITO FISCAL DE IPI ISS E ICMS;</infCpl>
</infAdic>
...
Segue o trecho do JSON que foi enviado para a API:
"infAdic": {
"infCpl": "Trib Aprox R Fed 300 Est 340 Mun 000 Fonte IBPTempresometrocombr DOCUMENTO EMITIDO POR ME OU EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL NAO GERA DIREITO A CREDITO FISCAL DE IPI ISS E ICMS ",
"obsCont": [],
"obsFisco": [],
"procRef": []
}
A princípio, parece não ser a API da Nuvem Fiscal que está alterando o conteúdo.
Você poderia conferir se o conteúdo que você informou no primeiro tópico é o que realmente está sendo setado no campo inf_cpl da SDK? Se sim, poderia verificar também o JSON que está saindo da sua máquina através de algum proxy de rede (Fiddler, WireShark, etc)?