Numeros de RPS repetidos apos varias tentativas de transmitir NFSe com erro

Boa tarde,

Após instabilidades na NuvemFiscal. Ocorreu de hoje, após sincronizar uma nota com status “processando” a mesma passou para “autorizada”. Entretanto, foram geradas outras tentativas de transmissão de outras notas posteriormente, sendo que todas elas vieram com o mesmo numero de RPS, porém com Id da Nuvem Fiscal diferentes. O que bloqueou completamente a transmissão de novas notas.

Então a minha dúvida é: como o sistema controla o numero de RPS? Em casos de transmissões com erros, ao consultar a NFSe em questao, os numeros de RPS gerados foi do ultimo com sucesso ou o gerado para nota atual? Os numeros de RPS são exclusivos para cada tentativa de transmissão na NuvemFiscal, ou eles so são gerados após a prefeitura fazer o retorno?

Boa tarde, @rodrigo1.

Ao transmitir um RPS para a prefeitura, a Nuvem Fiscal o identifica de acordo com a próxima numeração disponível configurada para a empresa (Configuração de NFS-e). Caso a NFS-e seja aprovada, a API incrementa automaticamente essa numeração para que a próxima emissão a utilize. Caso a nota seja negada ou ocorra algum erro, a numeração permanece inalterada, e a próxima emissão utilizará o mesmo número que do RPS transmitido anteriormente.

Entretanto, especialmente em casos de erros de conexão (timeouts, erros nos servidores das prefeituras, indisponibilidades, etc), a Nuvem Fiscal não “desiste” imediatamente e possui mecanismos internos que fazem novas consultas e sincronizações com a prefeitura a fim de saber se o RPS foi efetivamente recepcionado por eles e qual a situação da emissão (autorizada ou negada). Isso tem ajudado a minimizar rejeições por duplicidade de RPS, por exemplo.

Para os demais casos, onde a API não conseguiu superar automaticamente situações adversas e/ou indisponibilidade das prefeituras, existe o endpoint de sincronização disponível para você forçar manualmente uma nova consulta de uma nota que esteja com o status de erro dentro da Nuvem Fiscal, porém autorizada na prefeitura.

Segue a documentação do endpoint de sincronização:
https://dev.nuvemfiscal.com.br/docs/api/#tag/Nfse/operation/SincronizarNfse