Valor ISSQN retido inválido

Boa tarde, quando estou preenchendo as aliquotas de vPis, ou qualquer ou campo do tribFed esta apresentando mensagem de Valor ISSQN retido inválido, caso eu limpe as aliquotas ele da certo.
“data”: [
{
“id”: “nfs_3a107d14ee154c958f294e0a587edb8e”,
“created_at”: “2024-02-01T17:40:11.413Z”,
“status”: “negada”,
“ambiente”: “homologacao”,
“referencia”: “002066”,
“DPS”: {
“serie”: “1”,
“nDPS”: “1397”
},
“mensagens”: [
{
“codigo”: “E153”,
“descricao”: “Valor ISSQN retido inválido.”
}
]
},
essa foi uma das notas, porem o campo que esta com o valor que deu conflito foi
vPis e tambem o vRetIRRF

novamente, realizando alguns testes, o erro só ocorre quando é acrescentados outras deduçõe dos impostos como de PIS, Cofins, Ir, Csll e outros

Bom dia, @nnaninho.

Essa mensagem de rejeição é retornada pela prefeitura, que pode levar em consideração fatores diversos e fora do nosso controle.

Inicialmente, você pode analisar o XML enviado para o provedor e verificar se não há alguma informação incorreta que justifique a negativa da prefeitura.

Para consulta-lo, utilize o endpoint GET /nfse/{id}/xml/dps:
https://dev.nuvemfiscal.com.br/docs/api/#tag/Nfse/operation/BaixarXmlDps

Boa tarde eu já fiz isso, vou mandar os xml para que possa verificar o primeiro é uma nota ja autorizada por uma automação desktop


a segunda é a que eu gerei pela api, simulei os mesmo valores

Boa tarde, @nnaninho.

Favor informar o id da nota referente ao XML do print.

sim, o id é nfs_3a1091b23f6644a799ce6a2d3262802c

@nnaninho

Iremos analisar. Favor aguardar.

certo, grato pela atenção.

Bom dia, @nnaninho.

Os XMLs dos prints não contém os mesmos valores na tag <ValorServicos>. A princípio, parece que você está enviando ou o valor do campo vServ ou o do campo vISSQN incorreto.

De qualquer forma, verificamos que o XML gerado está com os exatos mesmos valores que foram enviados no JSON do DPS. Assim, caso julgue que todos eles estejam realmente corretos, você terá que entrar em contato com o suporte da prefeitura para questioná-los sobre o motivo da rejeição.

Segue o trecho do JSON enviado à API da Nuvem Fiscal:

"valores": {
  "vServPrest": {
    "vServ": 405.35
  },
  "trib": {
    "tribMun": {
      "tribISSQN": 1,
      "pAliq": 5,
      "vISSQN": 21.53
    },
    "tribFed": {
      "piscofins": {
        "CST": "00",
        "vPis": 2.8,
        "vCofins": 12.92
      },
      "vRetCP": 0,
      "vRetIRRF": 5.17,
      "vRetCSLL": 4.31
    }
  }
}

Favor revisá-los juntamente com o seu setor de contabilidade.

Bom dia, ainda com problemas para resolver essa situação
me tira uma duvida
estou enviando o “tribISSQN” e gostaria de saber se no xml ele é referente ao campo
1 , porque quando mando o valor 1 ele alterar no xml para 2 e quando mando o valor 2 ele altera pra um, e depois desse erro, o Dps não incrementa mais

perdão o campo para a comparação não é o tribISSQN e sim o campo 1

Boa tarde, @nnaninho.

De acordo com nossa documentação, o campo tribISSQN possui as seguintes opções:

Cada opção será convertida para o valor correspondente esperado por cada prefeitura, que não necessariamente terá o mesmo valor numérico do enviado para a API.

Você está tendo algum problema com esse campo? Qual a tag do XML você quer saber a correspondência, exatamente?

estou vendo a situação do ISSQN com o pessol da prefeituro eles possuem um regra de arredondamento e por isso estava ociasionando o erro no valor, agora pode me informar qual o campo na API que alimento esse campo do XML
1, esse campo só aparece quando vai ser retido, mais ja vem como valor 1 e preciso que ele venha como valor 2

De qual campo exatamente você está se referindo no XML?

agradeço pela atenção o campo é esse da imagem acima.

A tag <ResponsavelRetencao> no XML, de acordo com o padrão adotado pela prefeitura, pode ter os seguintes valores:

1 - Tomador
2 - Intermediário

Na API da Nuvem Fiscal, o campo correspondente é o infDPS.valores.trib.tribMun.tpRetISSQN: